“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” e Past Perfect nomeados para os Prémios da Academia ​Europeia de Cinema 2020
"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" está na corrida para os Prémios Europeus de Cinema

Cinema PortuguêsCurta-metragem  

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” e "Past Perfect" nomeados para os Prémios da Academia ​Europeia de Cinema 2020

Dois filmes portugueses estão entre os cinco nomeados na categoria de melhor curta-metragem, foi hoje anunciado a partir do Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

Artigo recomendado:
“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” e Past Perfect nomeados para os Prémios da Academia ​Europeia de Cinema 2020
Cinema Europeu
Nomeações para os Prémios Europeus de Cinema 2020 Os vencedores serão conhecidos em cinco eventos digitais a decorrer em dezembro.

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, o mais recente filme de Regina Pessoa, e "Past Perfect" de Jorge Jacóme são dois dos cinco nomeados para Melhor Curta-Metragem Europeia da 33.ª edição dos Prémios da Academia Europeia de Cinema (EFA), foi hoje anunciado a partir do Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

A curta portuguesa de animação de Regina Pessoa tem sido galardoada em diversos festivais desde a estreia. Duplamente premiado em Annecy (França) - o mais importante festival de animação do mundo - e também no Animamundi (Brasil) e em Chicago (EUA), entre outros.

O filme de 13 minutos, que combina técnicas de animação, misturando stop-motion com gravura animada digital, recebeu ainda o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação na 47.ª edição dos Annie Awards, que celebra a excelência nesta área do cinema. Os prémios são atribuídos anualmente pela divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (ASIFA). Foi a primeira vez que uma obra portuguesa recebeu um prémio da associação de animação americana. A obra de Regina Pessoas esteve ainda na lista de 10 filmes na fase anterior à nomeação dos finalistas para a melhor curta-metragem de animação para os Óscares.

Sobre esta nomeação, Regina Pessoa disse: "Isso significa muito para mim, vindo de uma família disfuncional numa aldeia perdida num pequeno país como o nosso. Tem sido uma longa e árdua jornada desde que comecei a desenhar em criança e agradeço a todos aqueles que me ajudaram nesse caminho, tanto profissional quanto pessoalmente. Acima de tudo, dedico todo o meu amor e o meu obrigado ao meu tio Tomás, a quem este filme é dedicado, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Não é necessário ser-se uma pessoa célebre para se tornar importante nas nossas vidas."

Esta nomeação marca a primeira viagem aos Prémios da Academia Europeia de Cinema para Regina Pessoa, reconhecida realizadora de “A Noite” (1999), “História Trágica Com Final Feliz” (2005), e “Kali, O Pequeno Vampiro” (2012).

"Past Perfect" de Jorge Jacóme, um ensaio experimental que mistura ficção e documentário, teve estreia mundial na Berlinale de 2019 e presença em vários festivais nacionais e internacionais. Em Hamburgo foi distinguido com o Grande Prémio e recebeu outros galardões em certames dedicados ao cinema experimental.

Os vencedores serão revelados durante uma cerimónia virtual às 19h00 de 10 dezembro, após votação pelos 3 800 membros da Academia.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsCurta-metragem