Oscars 2013
13 factos curiosos sobre os Óscares 2013
Daniel Day Lewis e Sally Field podem fazer história. Emanuelle Riva e Quvanzhané Wallis já fizeram! São 13 factos baseados em estatísticas que marcam a 85ª edição dos Óscares.
Para a história!: pela primeira vez na história do Óscares há cinco nomeados na mesma categoria que foram previamente premiados. Esta situação rara acontece na categoria de melhor ator secundário: Alan Arkin ("Argo"), Robert De Niro ("Guia Para um Final Feliz"), Philip Seymour Hoffman ("O Mentor"), Tommy Lee Jones ("Lincoln") e Christoph Waltz ("Django Libertado").
O pleno nas interpretações!: a comédia "Guia Para Um Final Feliz",
tornou-se no 14º filme a receber uma indicação aos Óscares em cada uma
das quatro categorias de interpretação. Estão nomeados: Bradley Cooper,
Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Jackie Weaver. Tal não sucedia desde
há 31 anos com "Reds".
Os filmes das realizadoras:"00:30 A Hora Negra", de Katryn
Bigelow, é o décimo primeiro filme realizado por uma mulher a ser nomeado
na categoria de melhor filme. Esta honra coube a Randa
Haines, Penny Marshall, Barbra Streisand, Jane Campion, Sofia Coppola,
Jonathan Dayton e Valerie Faris, Loveleen Tandan (com Danny Boyle), Lone
Scherfig e Katryn Bigelow que foi a única a ganhar com "Estado de
Guerra" (2009).
A mais velha atriz: Emmanuelle Riva tornou-se na mais velha atriz nomeada na categoria de melhor atriz principal na história dos Óscares pelo seu desempenho em "Amor". Com 85 anos, a atriz francesa supera uma marca que não era quebrada desde que Jessica Tandy foi nomeada e premiada com "Miss Daisy" (1989). A única pessoa mais velha do que Riva a receber uma nomeação foi Gloria Stuart, com 87 anos, pelo seu desempenho em "Titanic" (1997).
A mais jovem atriz: Quvenzhané Wallis tornou-se na mais jovem atriz nomeada na categoria de atriz principal. Wallis tem 9 nove anos e com o seu desempenho estreante em "Bestas do Sul Selvagem" quebra um recorde que pertencia a Keisha Castle-Hughes que tinha 13 anos quando foi nomeada em "A Domadora de Baleias" (2003). As únicas pessoas mais novas do que Wallis nomeadas foram Jackie Cooper (9 anos) em "Skippy" (1931) e Justin Henry (8 anos) em "Kramer vs. Kramer". Mas ambos foram nomeados em categorias secundárias de interpretação.
Atores debutantes: Wallis é nomeada na condição de debutante, algo que sucedeu com 74 atores e atrizes. Apenas 17 receberam uma nomeação para um Óscar de interpretação principal com o seu papel de estreia. A atriz junta-se a um grupo onde nem todos estiveram à altura de uma estreia auspiciosa: Greer Garson, Martha Scott, Shirley Booth, Julie Harris, Maggie McNamara, Julie Andrews, Elizabeth Hartman, Barbra Streisand, Jane Alexander, Diana Ross, Julie Walters, Marlee Matlin, Emily Watson, Keisha Castle-Hughes, Catalina Sandino Moreno, e Gabourey Sidibe.
Ator persistente: Alan Arkin ("Argo") torna-se no ator com maior distância temporal entre a primeira e a última nomeação. Arkin foi nomeado pela primeira vez há 46 anos em "Vêm aí os Russos, Vêm aí os Russos" (1966). O ator quebra uma marca que pertencia a Henry Fonda que registou um intervalo temporal de 41 anos entre a primeira e derradeira nomeação. A melhor marca é um intervalo de 48 anos e continua a pertencer a Katherine Hepburn.
Os papéis presidenciais: Daniel Day-Lewis é o segundo ator a ser nomeado para um Oscar pelo desempenho de Abraham Lincoln. Já tinha acontecido com Raymond Massey, há 72 anos, em "O Libertador" (1940). Lewis é o quinto ator a receber uma nomeação por retratar um presidente dos Estados Unidos. Os outros foram James Whitmore em ("Give 'em Hell, Harry!", 1975), Anthony Hopkins ("Nixon", 1995) e Frank Langella ("Frost/Nixon", 2008).
Atores de "Lincoln": Daniel Day-Lewis
("Meu Pé Esquerdo" e "Haverá Sangue") e Sally Field ("Norma Rae" e "Um
Lugar no Coração") já ganharam dois Óscares e podem cometer três proezas. Ambos estão nomeados por
"Lincoln" e um terceiro Oscar coloca-os na categoria de triplos vencedores ao lado de Ingrid Bergman, Walter Brennan, Jack Nicholson e Meryl Streep. Katherine Hepburn é a recordista com quatro prémios. Se Day-Lewis vencer torna-se no único ator com três prémios conquistados na categoria de melhor ator.
Realizador à procura de um recorde: Steven Spielberg já foi nomeado sete vezes na categoria de melhor
realizador e venceu por duas vezes. Se ganhar o terceiro Oscar iguala Frank Capra e William Wyler. John Ford continua a ser o mais premiado com quatro Óscares nesta categoria.
3D: "A Vida de Pi" é o quinto filme rodado em 3D a ser nomeado na categoria
de melhor filme. Os outros foram "Hugo" (2012), "Toy Story 3" (2011),
"Avatar" (2010), e "Up - Altamente" (2010).
Categorias técnicas: "A Vida de Pi" é o quarto filme da história dos Óscares e ser nomeado
nas sete categorias técnicas de fotografia, montagem, banda sonora
original, montagem sonora, mistura sonora e efeitos visuais. Os
restantes foram "Titanic" (1997), "Master & Commander: O Lado
Longínquo do Mundo" (2002), e "Hugo" (2001).
Musical: o filme "Os Miseráveis" é o primeiro musical nomeado na categoria de
melhor fime do ano na última década. A última vez que sucedeu foi com
"Chicago" (2002).
por Tiago Alves com The Hollywood Reporter
publicado 10:16 - 22 fevereiro '13