2 X Clint Eastwood

Cinema Norte-americanoOscar 2009Mais Cinema  

2 X Clint Eastwood

Clint Eastwood, 78 anos, surge bem posicionado, através de dois filmes, nesta temporada de prémios. Num deles é actor e esse desempenho pode ser uma despedida...


O realizador, que nunca ganhou um Oscar de melhor actor, fez saber que pondera desistir de interpretar. A declaração foi feita quando apresentou "Gran Torino", onde surge no papel de um veterano racista da guerra da Coreia. As primeira cenas permitem perceber que a sua personagem está em conflito com os gangs de um bairro pobre de Los Angeles. O filme estreia no final do ano nos Estados Unidos e poderá ser visto em Março nas salas portuguesas.



Entretanto, já está em exibição "A Troca", um drama de época que remete para um caso complexo ocorrido em 1928. É baseado na história verídica de uma mulher, cujo filho foi raptado, e que desafiou a incompetência das autoridades de Los Angeles quando encerraram o caso entregando-lhe uma criança trocada.



O filme foi exibido na selecção oficial do festival de Cannes onde o desempenho de Angelina Jolie deixou uma óptima impressão. É consensual admitir que deverá ser nomeada para o Oscar de melhor actriz.

Clint Eastwood volta a ser incontornável na temporada de prémios podendo até duplicar nomeações. Situação semelhante ocorreu há dois anos quando realizou o díptico sobre a II Grande Guerra composto por "As Bandeiras dos Nossos Pais" e "Cartas de Iwo Jima".

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoOscar 2009Mais Cinema