2011: o ano do 3D lusitano?
Banda Teratron no cenário 3D de "As Cobaias" (Foto: Da Maia Nogueira)

Cinema Português3D  

2011: o ano do 3D lusitano?

Se 2010 foi o ano da revolução do 3D em Hollywood, 2011 pode ser ano português. No cinema nacional ainda ninguém tinha chegado com a ficção em 3D ao grande ecrã. Até agora.

Artigo recomendado:
2011: o ano do 3D lusitano?
3D
Telmo Martins planeia a primeira ficção portuguesa em 3D O realizador de "Um Funeral à Chuva" anunciou que "Ground Zero", o seu segundo filme, será filmado em 3D. Como? O CINEMAX quis perceber ...
Vídeo:
2011: o ano do 3D lusitano?
Cinema nacional em 3D: "As Cobaias" e "Ground Zero" "As Cobaias 3 D" é um filme a partir de um disco da dupla João Nobre/Pedro Quaresma. Telmo Martins quer filmar em 3D.

Com o avanço da tecnologia, a terceira dimensão recomeçou a infiltrar-se nas salas de cinema. Esta nova era firmou-se com o sucesso comercial "Avatar" de James Cameron, que começou a reinvestir na ideia de fazer o espectador sentir-se literalmente dentro da história.

Muitos estúdios norte-americanos seguiram-lhe as pisadas e apostaram em transformar as suas produções, dando origem a um boom de 3D em 2010. Apesar da maioria dos filmes serem filmados em 2D e convertidos para 3D na pós-produção, ainda há quem afirme que com eles "o 3D é real".

É o caso da portuguesa Lobby Productions, produtora da qual faz parte Telmo Martins. O realizador de "Um Funeral à Chuva" já está a trabalhar na primeira longa-metragem de ficção portuguesa em 3D, "Ground Zero", que irá estrear em 2012. Telmo Matins assumiu no Cinemax que pretende recorrer à mesma técnica de captação de “Avatar”, com duas câmaras de vídeo a filmar em simultâneo.
Ground Zero
O realizador já se tinha aventurado na estereoscopia com o filme institucional "Patrimonium 3D", e com alguns trabalhos para museus e projectos experimentais, e encontra-se agora a trabalhar também na curta-metragem "Heróis Culturais 3D", com data de estreia para este ano.

Fã desta técnica, o realizador explicou que decidiu filmar “Ground Zero” também em 3D para "aumentar a carga de tensão dramática, e até de uma comédia bastante negra".
"Ground Zero" assenta num estilo de tensão, de terror muito psicológico, que tem a capacidade de nos fazer ter medo toda a vida de meter o pé dentro de água.

"Um filme tenso, mas dramático, belo e esperançoso", explicou o realizador. Partindo da questão de como consegue o ser humano sobreviver se souber o momento exacto da sua morte, Telmo Martins planta-nos a dúvida: "Seríamos capazes de fazer o que fazemos, sermos quem somos, se soubéssemos a data exacta da nossa morte? Será que o ser humano não ia matar alguém e ser assassinado por outra pessoa? Será que não se ia suicidar? Será que conseguiria continuar a lutar pelos seus sonhos profissionais, sociais, políticos, religiosos…?".

Filmado em Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil, intercalará as histórias de quatro pessoas e como cada uma delas encara esta realidade. Um preso, um padre, uma menina de 12 anos com Trissomia 21 e uma pessoa nos seus 70 anos que sempre teve tudo na vida.

Um filme musical em 3DNo passado dia 1 de Fevereiro foi exibido em algumas salas de cinema “As Cobaias 3D”, um filme/videoclip/musical de 45 minutos nascido da associação dos Teratron, banda de João Nobre e Pedro Quaresma, com a história original de Adolfo Luxúria Canibal e a ilustração de João Maio Pinto.

“As Cobaias” é o título do novo álbum da banda, que decidiu dar asas a um velho sonho e criar um disco conceptual. A ideia ganhou pernas e foi-se expandindo. Entretanto surgiu a sugestão para pegar na história e transformá-la, não só em motion comics, mas em 3D, também este real, estereoscópio. "Achámos a ideia fascinante e resolvemos ir para a frente. O plano foi deste o início captar o filme assim, tivemos logo oito câmaras", explicou a banda.

Este projecto tem as vozes de Miguel Guilherme e dos MC’s SP e New Max e conta-nos as aventuras de um cientista apaixonado por novas tecnologias. "O Professor M. é o nosso herói, gostamos imenso deste imaginário da banda desenhada. Durante o dia é um pacato cientista, mas à noite aventura-se em situações pouco recomendáveis, é um herói atípico, bipolar", elucidam.

Uma das aventuras do professor é mesmo esta, "As Cobaias", quando surge uma misteriosa caixa, uma invenção que caiu nas mãos erradas. "Não sabemos muito bem o que é esta caixa, se é uma arma, uma droga… mas sabemos que ela provoca reacções violentíssimas nas pessoas".
 
Os Teratron admitem repetir a experiência o mais depressa possível, mas isso dependerá
do impatco desta inovação em 3D no nosso país.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português3D