Curta-metragem
48 HFP de Castelo Branco no Cinemax
"Do Céu Já Não Caem Lágrimas", de João P. Nunes, vai ser exibido na próxima sessão do Cinemax Curtas, quinta-feira, 01h00, RTP2.
Artigo recomendado:
Curta-metragem
Cinemax estreia "Marasmo" de Gonçalo Loureiro
Depois da exibição comercial nos cinemas, a curta-metragem de Gonçalo Loureiro pode ser vista no Cinemax Curtas, RTP2, quinta-feira, 01h00.
A curta-metragem vencedora do Castelo Branco 48 Hour Film Project (48HFP) 2014, "Do Céu Já Não Caem Lágrimas", vai ser exibida na próxima sessão do Cinemax Curtas. O filme representou Portugal na final da competição internacional no Filmapalooza, Los Angeles, Califórnia, em 2015.
O 48 HFP é um festival mundial que se realiza anualmente em Portugal, nas cidades de Lisboa e Castelo Branco. "Do Céu Já Não Caem Lágrimas" foi considerado o melhor filme da primeira edição de Castelo Branco, realizada em 2014.
"Do Céu Já Não Caem Lágrimas" recebeu os prémios de argumento, fotografia, música original, realização e melhor filme. A curta realizada por João P. Nunes conta no elenco com Laura Frederico, Adão Castro e Miguel Sá Nogueira.
O filme imagina um mundo pós-apocalíptico onde a água já não é potável. Um casal de jovens assalta casas abandonadas e tortura as vítimas, fazendo-as chorar para recolher as suas lágrimas.
O objectivo do 48FHP consiste em produzir integralmente uma curta-metragem - desde a escrita de argumento, até à montagem, edição final e entrega - em 48 horas.
Em cada edição do 48HFP, a organização entrega três elementos que devem ser utilizados no filme a realizar. Em 2014 as coordenadas eram estas: objeto - copo; frase: "I'm not a statue in your garden"; personagem - o filósofo Mário Saramago.
O CINEMAX CURTAS exibe o filme premiado antecipando a próxima edição do 48 HFP de Castelo Branco que acontece em outubro.

por Tiago Alves
publicado 16:25 - 28 setembro '16