49 filmes concorrem aos Prémios do Cinema Europeu
Matt Dillon em "The House that Jack Built", de Lars von Trier

Cinema europeu  

49 filmes concorrem aos Prémios do Cinema Europeu

"Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, integra a lista de candidatos a nomeações para os Prémios do Cinema Europeu — este ano, a cerimónia irá realizar-se em Sevilha.

Artigo recomendado:
49 filmes concorrem aos Prémios do Cinema Europeu
Cannes 2018
"Diamantino" de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt premiado em Cannes O filme recebeu hoje o Grande Prémio na Semana da Crítica.

A Academia de Cinema Europeu divulgou a lista dos filmes que concorrerão para os próximos Prémios do Cinema Europeu: são 49 títulos que representam 35 países, reflectindo a "grande diversidade" da produção do nosso continente.

A partir desta lista, os 3500 membros da academia votarão naqueles que serão nomeados nas cinco categorias principais — filme europeu, realizador, actor, actriz e argumento. Nas restantes categorias, as nomeações serão estabelecidas por um júri, escolhido pela academia, constituído por oito personalidades.

Portugal está representado através de "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, uma co-produção com França e Brasil.

Entre os candidatos surgem alguns títulos já estreados nas salas portuguesas. São eles: "Borg vs. McEnroe" (Suécia/Dinamarca/Finlândia/República Checa), de Janus Metz; "Custódia Partilhada" (França), de Xavier Legrand, "Paddington 2 (Reino Unido), de Paul King, e "O Capitão" (Alemanha/França/Polónia), de Robert Schwentke.

A lista integral pode ser consultada no site da academia.

Entre outros, surgem também na lista "The House that Jack Built" (Dinamarca/Suécia/França/Alemanha), de Lars von Trier, apresentado extra-competição em Cannes, e "Touch Me Not" (Roménia/Alemanha/República Checa/Bulgária/França), de Adina Pintilie, Urso de Ouro em Berlim.

As nomeações serão conhecidas no dia 10 de Novembro. A cerimónia de entrega dos Prémios do Cinema Europeu decorrerá a 15 de Dezembro, em Sevilha — será a 31ª edição.

por
publicado 23:32 - 21 agosto '18

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu