A CIÊNCIA DOS SONHOS (2006)

DVD  

A CIÊNCIA DOS SONHOS (2006)

"I'm Still Here", o filme forjado em torno do alegado abandono da carreira de actor por Joaquin Phoenix, será um "documentário" ou uma "ficção"? Por certo, a resposta dependerá de cada espectador. Em qualquer caso, a pergunta é sintomática de uma conjuntura eminentemente actual: muitos cineastas contemporâneos gostam de desafiar as fronteiras de cada género, criando objectos que se distinguem pelo seu hibridismo. Assim acontece em "A Ciência dos Sonhos", de Michel Gondry: um melodrama intimista que têm qualquer coisa de home-movie amador.

O cineasta francês Michel Gondry tem a sua formação em grande parte ligada ao mundos dos telediscos: Bjork e os White Stripes são alguns dos nomes cujo universo musical foi especialmente enriquecido pelo imaginário e pela imaginação de Gondry. Num certo sentido, "A Ciência dos Sonhos" pode ser visto como um resumo dos seus valores de trabalho e mise en scène.

Combinando a fragmentação narrativa com uma manipulação dos cenários que tem qualquer coisa de artesanal, porventura amador, Gondry faz o retrato de um jovem (Gael García Bernal) que vive dividido entre a rotina da sua profissão e o delírio da sua televisão caseira e "alternativa". No limite, Gondry considera que não se trata de passar para o lado do sonho: para ele, nunca saímos das suas paisagens.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD