Cinema Português • Cinema Europeu
"A Cidade dos Mortos", de Sérgio Tréfaut, estreia em Lisboa e no Porto a 14 de Abril
Filmado no Cairo, entre 2007 e 2009, o mais recente documentário de Tréfaut conta a vida diária de cerca de um milhão de pessoas que vive nos cemitérios da capital do Egipto.
Passou pelo IndieLisboa, em Abril do ano passado, e agora vai chegar às salas de cinema de Lisboa e do Porto. A estreia de "A Cidade dos Mortos" está marcada para 14 de Abril.
Ao longo de dois anos, o realizador, que nasceu no Brasil e vive em Portugal, filmou um cemitério, na zona Este do Cairo, com sete quilómetros de comprimento. É um cemitério cheio de vida, porque o descanso dos mortos, mistura-se com a energia dos vivos. Ali, campas e casas partilham o mesmo espaço. Ali, os vivos nascem, crescem, casam e têm filhos. É um cemitério habitado, invadido pelos vivos pela pressão migratória sobre a cidade nos anos sessenta.
"A Cidade dos Mortos" já passou por quinze festivais internacionais, foi Grande Prémio da Documenta Madrid 2010, e agora vai chegar a Portugal, às cidade de Lisboa e do Porto, distribuido pela Faux, a 14 de Abril.
"A Cidade dos Mortos" é o documentário que sucedeu ao bem sucedido "Lisboetas".