A Corte do Norte, o filmeque salvou João Botelho
Ana Moreira no labirinto romanesco de Agustina:
Sissi, Rosalina, Emília de Sousa, Águeda e Rosamund

Cinema PortuguêsMais CinemaMais CinemaMais Cinema  

"A Corte do Norte", o filme
que salvou João Botelho

Depois de Manoel de Oliveira, agora é a vez de João Botelho filmar um romance de Agustina Bessa-Luis.

"A Corte do Norte" é um filme de mistérios sobre quatro gerações de mulheres, baseado na história verídica da actriz Emília das Neves. Prostituta aos 15 anos, mais tarde mulher famosa do teatro, profissão que abandonou para casar com um dos mais ricos herdeiros da ilha da Madeira.

A actriz Ana Moreira desdobra-se em vários papeis na pele de personagens ligadas à mesma família, desde o século XIX até aos nossos dias.

Este é um filme crucial para João Botelho. Depois da polémica com "Corrupção" (que não quis assinar), o realizador diz que se salvou ao adaptar uma história de Agustina Bessa Luís. Na história do filme "A Corte do Norte" é lugar de refúgio, onde se escondem os homens, as mulheres que atraiçoam maridos, ou irmãos que alimentam amores proibidos. Parece também lugar de abrigo para o realizador.

João Botelho aceitou uma espécie de encomenda, para concluir um projecto e um sonho que começou com José Alvaro de Morais. Percebeu e assumiu que era o homem certo para concretizar o filme com um orçamento viável.

Reencontrou o teatro para a composição dos planos, criou autênticos quadros que transformou em cenas, e explorou todas as possibilidades do formato digital. Um objecto novo e diferente, admite o realizador.

Em quatro gerações de mulheres Ana Moreira tem oportunidade de estrear-se num desempenho adaptado de um livro. Todos os filmes anteriores foram escritos pelos realizadores que a dirigiram. A actriz confessa que leu atentamente e tirou vários apontamentos sobre o romance de Agustina. Depois assumiu a visão de João Botelho, sobre o teatro, o amor, a condição feminina, o desejo e um desígnio maior do que a vida.


A Corte do Norte from rui guerra on Vimeo.






A CORTE DO NORTE
De
João Botelho
com Ana Moreira, Rogério Samora, Ricardo Aibéo
Romance
122m
M/16
PORTUGAL
2008



Ouça a antevisão de Lara Marques Pereira

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsMais CinemaMais CinemaMais Cinema