A Festa do cinema italiano em 5 cidades
Cartaz de Milo Manara para a 10ª Festa do Cinema italiano.

FestivalCinema Europeu  

A Festa do cinema italiano em 5 cidades

Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal são os primeiros palcos da Festa que também pode ser seguida no CINEMAX CURTAS na RTP2.

Artigo recomendado:
A Festa do cinema italiano em 5 cidades
Curta-metragem
Il Corto: a festa do cinema italiano no Cinemax Quatro curtas-metragens integram a extensão da 10ª Festa do Cinema Italiano no Cinemax Curtas. A ver nas sessões de 29 de março, 5, 12 e 19 ...

O evento cresceu, atingiu as 10 edições, e pela primeira vez acontece simultâneamente em diversas cidades. A edição deste ano é feita com cerca de 50 filmes, e um foco especial na cidade de Nápoles.

A cultura napolitana será celebrada através de uma programação de cinema, de uma abordagem ao fenónemo literário em torno da  tetralogia da escritora Elena Ferrante, da gastronomia, e da música, com dois concertos, de Mísia, e dos Spaghetti Fusion - um colectivo internacional de músicos que adaptaram alguns dos temas musicais mais famosos do cinema italiano da autoria de Ennio Morricone e Nino Rota.

A Festa do Cinema Italiano organiza, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, uma homenagem a Dino Risi, assinalando o centenário do nascimento de um dos grandes nomes da 'comédia à italiana'. Serão exibidos clássicos como "Il Soprasso - A Ultrapassagem", "I Mostri - Os Monstros" ou "Profumo di Donna - Perfume de Mulher".

A selecção deste ano inclui a antestreia nacional de "Sonhos Cor de Rosa", o mais recente filme de Marco Bellocchio, que após ser exibido na sessão de abertura estará em cartaz nas salas de cinema nacionais.

A programação inclui outras antestreias: "Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte", de Paolo Genovese", Se Deus Quiser", de Edoardo Falcone, "Políticos Não se Confessam", com a presença do realizador Roberto Andò, e "In Guerra per Amore", que Pierfrancesco Diliberto apresentará em Lisboa.

Em antestreia, serão ainda mostrados os 12 episódios da segunda temporada da série televisiva "Gomorra", com a presença dos atores Marco D'Amore e Salvatore Esposito.

A programação está dividida em quatro secções: panorama (os grandes sucessos do ano), competitiva (sete obras de novos autores italianos que concorrem ao prémio de melhor filme), altre visioni (filmes que surpreendem pela originalidade estética e experimentação) il corto (secção dedicada a curtas-metragens que podem ser vistas no CINEMAX CURTAS NA RTP2) e piccolini (programa de filmes e atividades para os mais novos e organizada em parceria com o Festival de Animação Monstra).

O fórum de co-desenvolvimento e criação de projectos cinematográficos italo-portugueses é a grande novidade desta edição. Neste fórum, que se realiza nos dias 7 e 8 de Abril, o objetivo é estimular a realização de projectos luso-italianos.

A 10.ª Festa do Cinema Italiano acontece de 5 a 13 de Abril em Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal. Depois deste primeiro momento, a festa vai prosseguir em mais de 10 cidades portuguesas e em três países: Brasil, Angola e Moçambique.

Programa panorama e competição

Secção Panorama

Sonhos Cor de Rosa, de Marco Bellocchio (filme de Abertura)
In Guerra per Amore, de Pierfrancesco Diliberto (filme de encerramento)
Políticos Não se Confessam, de Roberto Andò
Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte, de Paolo Genovese
Se Deus Quiser, de Edoardo Falcone
The Stuff of Dreams, de Gianfranco Cabiddu
I Can Quit Whenever i Want – Masterclass, de Sydney Sibilia
Italian Race, de Matteo Rovere
Tommaso, de Kim Rossi Stuart
Let Yourself Go!, de Francesco Amato
Something New, de Cristina Comencini
Indivisible, de Edoardo de Angelis
What’s the Big Deal, de Edoardo Leo
7 Minutes, de Michele Placido

Secção Competitiva

The Bear Skin, de Marco Segato
Ears, de Alessandro Aronadio
Feather, de Roan Johnson
Um Beijo, de Ivan Cotroneo
Fiore, de Claudio Giovannesi
Worldly Girl, de Marco Danieli

por
publicado 19:37 - 06 abril '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de FestivalCinema Europeu