Ficção científica • Mais Cinema • Mais Cinema
A Lua aqui tão perto
Uma nova obra de ficção científica que não promete o universo. Aqui ficam o trailer e primeiro cartaz.
Um filme de um realizador estreante, Duncan Jones, parece apostar numa ambiência despojada - um protagonista, um cenário e uma ideia narrativa que tira partido de elementos actuais.
Um astronauta deslocado na Lua está prestes a terminar a sua missão de recolher Hellium 3, um gás capaz de solucionar os problemas energéticos da Terra.
Mas um acidente ocorrido na base lunar Selena altera radicalmente o seu plano de regresso. Sam Rockwell interpreta o infeliz astronauta em missão solitária na companhia de um robô chamado Gertie, cuja voz é do actor Kevin Spacey.
Vê-se o trailer deste filme que foi celebrado com críticas moderadamente entusiasmadas após a projecção no festival de Sundance, em Janeiro passado, e percebe-se que não é necessário ir muito longe para criar um bom ambiente de ficção científica. Nem prometer um universo de efeitos visuais.
Tão perto e tão longe: a Lua, o nosso satélite natural, é um cenário menosprezado nos domínios deste género (assim de repente e sem grande esforço lembro-me apenas das deliciosas aventuras de Wallace & Gromit...).
Esperemos que esta simplicidade jogue a favor desta primeira longa-metragam realizada por Duncan JONES, aliás Duncan Zowie Haywood Jones, aliás o filho de David Bowie (David Robert JONES).
"Moon" vai estrear nos Estados Unidos no dia 12 de Junho mas ainda não tem distribuição programada em Portugal.