A MÚMIA (1932)
1932: Boris Karloff, actor pioneiro, protagonista de "A Múmia"

DVD Memória  

A MÚMIA (1932)

"A Múmia", com Tom Cruise, está longe de ser um espectáculo tematicamente original — as suas origens formais e simbólicas estão no princípio da produção sonora, há mais de 80 anos.

Foi em 1932 que surgiu o filme "A Múmia" que, por assim dizer, ficou como matriz para todas as variações do género. A realização pertencia a Karl Freund, o alemão que, cinco anos antes, tinha fotografado o clássico "Metropolis", de Fritz Lang. E o actor que interpretava a múmia era (ou viria a ser) uma das figuras centrais na história do cinema de terror: Boris Karloff.


A história de "A Múmia" envolve um sacerdote do antigo Egipto, mumificado, que é devolvido à vida, inadvertidamente, por um efeito mágico provocado por um grupo de arqueólogos... O impacto do filme foi de tal ordem que deu origem a várias sequelas mais ou menos fiéis ao espírito do original, embora já não com Boris Karloff, mas com actores como Tom Tyler e Lon Chaney Jr. No ano de 1955, surgiu mesmo uma comédia protagonizada por uma dupla muito popular: "Abbott e Costello e a Múmia".

Tudo isto se passava em Hollywood. Curiosamente, o relançamento dos filmes do género viria a caber ao mais famoso estúdio de cinema de terror da Grã-Bretanha, a Hammer Films. Aconteceu em 1959, com um filme intitulado também apenas "A Múmia", dirigido por Terence Fisher e protagonizado por duas grandes vedetas da Hammer: Peter Cushing e Christopher Lee — como dizia o trailer da época, era o retorno ao Egipto antigo, uma terra cujos segredos continuavam inacessíveis aos homens do século XX.


A mais recente variação de "A Múmia", com Tom Cruise, surgiu, assim, como um descendente directo de uma longa tradição cinematográfica que foi relançada em 1999 com um filme protagonizado por Brendan Fraser e dirigido por Stephen Sommers — em casos como estes, a saga dos protagonistas desenvolve-se a meio caminho entre a aventura e a paródia.

por
publicado 22:38 - 06 setembro '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD Memória