A Metamorfose dos Pássaros recebe o prémio de Melhor Filme no Festival de Vilnius

Cinema PortuguêsFestival  

"A Metamorfose dos Pássaros" recebe o prémio de Melhor Filme no Festival de Vilnius

O festival decorreu em formato digital, com a exibição online dos filmes.

Depois de ter vencido o prémio FIPRESCI da crítica internacional na Berlinale, onde teve estreia mundial, "A Metamorfose dos Pássaros", primeira longa metragem da realizadora Catarina Vasconcelos venceu hoje o Prémio de Melhor Filme no mais importante festival de cinema da Lituânia.

A obra da realizadora portuguesa integrou o programa da competição do Festival de Vilnius composto por onze longas-metragens.

Nas palavras da realizadora: "É com grande felicidade que recebo a noticia do prémio para melhor filme em Vilnius. Este momento tão único que vivemos e que está a trazer tantas dificuldades a tantos sectores, entre os quais o nosso sector da cultura, fez com que os festivais e os filmes que estão agora a estrear tivessem de encontrar novas formas para se realizarem. Não sendo o visionamento online a forma para a qual os filmes foram feitos, creio que foi a forma encontrada para que em Vilnius se pudesse continuar a realizar o festival. O cinema é uma celebração, e embora estes tempos não sejam de celebração, creio que é importante que os filmes e os festivais nos continuem a lembrar disso. E que daqui a uns tempos possamos todos voltar às salas de cinema."

A 25ª edição do Festival de Vilnius decorreu de 19 de Março até hoje, em formato digital.

"A Metamorfose dos Pássaros" teve estreia em festivais nos Estados Unidos e na Rússia, e está programado em mais de 14 festivais internacionais.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsFestival