Antes dos Oscars
"A Rede Social" ganha Scripter Award
Atribuída pela University of Soyhern California, esta é uma das distinções mais prestigiadas no domínio específico do argumento adaptado.
Na avalancha de distinções que antecedem os Oscars, o prémio de argumento atribuído pela University of Southern California — USC Scripter Award — não é, por certo, dos mais badalados, mas é um dos de maior importância simbólica. Este ano, na sua 23ª edição, a distinção foi para Aaron Sorkin, argumentista de "A Rede Social", e Ben Mezrich, autor do livro "The Accidental Billionaires" em que Sorkin se baseou.
A singularidade desta distinção decorre do facto de envolver, não apenas o argumentista que adaptou um determinado livro, mas o próprio autor do livro: como se diz na gíria anglo-saxónica, trata-se de celebrar a "best book-to-film adaptation". Os outros candidatos eram "127 Horas", "O Indomável", "Despojos de Inverno" e "O Escritor Fantasma".
Num contexto em que se promovem as deduções mais simplistas, a começar por aquela que garante que os Globos de Ouro "antecipam" os Oscars (basta olhar com atenção a história recente para perceber que há diferenças regulares e muito significativas), vale a pena lembrar que este é um dos prémios de maior peso e prestígio no interior da comunidade cinematográfica.
Não será surpresa, portanto, se a 27 de Fevereiro virmos Aaron Sorkin no palco do Kodak Theater a receber a estatueta de melhor argumento adaptado. Os nomeados são os mesmos, com excepção de "O Escritor Fantasma"; o quinto é "Toy Story 3".