A Rede Social ganha Scripter Award
Aaron Sorkin: foi ele que escreveu "A Rede Social" para David Fincher

Antes dos Oscars  

"A Rede Social" ganha Scripter Award

Atribuída pela University of Soyhern California, esta é uma das distinções mais prestigiadas no domínio específico do argumento adaptado.

Artigo recomendado:
A Rede Social ganha Scripter Award
Globos de Ouro
Globos de Ouro: afinal, onde está Hollywood?... Nos prémios da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, não se falou de imprensa... Resta saber se ainda há espaço para alguma ...

Na avalancha de distinções que antecedem os Oscars, o prémio de argumento atribuído pela University of Southern California — USC Scripter Award — não é, por certo, dos mais badalados, mas é um dos de maior importância simbólica. Este ano, na sua 23ª edição, a distinção foi para Aaron Sorkin, argumentista de "A Rede Social", e Ben Mezrich, autor do livro "The Accidental Billionaires" em que Sorkin se baseou.

A singularidade desta distinção decorre do facto de envolver, não apenas o argumentista que adaptou um determinado livro, mas o próprio autor do livro: como se diz na gíria anglo-saxónica, trata-se de celebrar a "best book-to-film adaptation". Os outros candidatos eram "127 Horas", "O Indomável", "Despojos de Inverno" e "O Escritor Fantasma".

Num contexto em que se promovem as deduções mais simplistas, a começar por aquela que garante que os Globos de Ouro "antecipam" os Oscars (basta olhar com atenção a história recente para perceber que há diferenças regulares e muito significativas), vale a pena lembrar que este é um dos prémios de maior peso e prestígio no interior da comunidade cinematográfica.

Não será surpresa, portanto, se a 27 de Fevereiro virmos Aaron Sorkin no palco do Kodak Theater a receber a estatueta de melhor argumento adaptado. Os nomeados são os mesmos, com excepção de "O Escritor Fantasma"; o quinto é "Toy Story 3".

por
publicado 01:07 - 06 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoOscar 2011