A caminho dos Oscars
Kristin Scott Thomas em "Il Y A Longtemps que Je t'Aime" — nomeada na categoria de melhor actriz (drama)

Oscar 2009Globos de OuroMais Cinema  

A caminho dos Oscars

Os Globos de Ouro referentes a 2008 serão entregues a 11 de Janeiro de 2009; os Oscars estão marcados para 22 de Fevereiro

A temporada dos prémios de cinema caminha já para esse "ponto de fuga" que é a cerimónia dos Oscars — agendada para 22 de Fevereiro. Abundam os clichés mediáticos, a começar por esse que "garante" que os Globos de Ouro antecipam os Oscars...

De facto, desde 2005, inclusivé, que nenhum dos principais vencedores dos Globos coincide com o Oscar de melhor filme do ano. Em 2008, por exemplo, "Expiação" e "Sweeney Todd" ganharam os Globos (melhor drama e melhor comédia/musical, respectivamente), enquanto "Este País Não É para Velhos" era eleito o melhor nos Oscars.

Isso não impede que detectemos algumas tendências que, mais do que "adivinhações", ajudam a definir as lógicas dominantes de difusão. Assim, há um dado que, mais do que nunca, se confirma: desde "The Curious Case of Benjamin Button" (David Fincher) até "Vicky Cristina Barcelona" (Woody Allen), a esmagadora maioria dos nomeados para os Globos provém de títulos estreados nos últimos meses. Na prática, com filmes "bons" ou "maus" (não são os juízos de valor que estão em causa), os prémios tendem a reflectir o marketing do último trimestre do ano.

Vale a pena, desde já, destacar dois títulos que, como se costuma dizer, jogam por fora. O primeiro é a saga melodramática de um jovem indiano à procura do amor, chama-se "Slumdog Millionaire", tem assinatura de Danny Boyle ("Trainspotting") e reflecte um importante movimento conjuntural: o crescente envolvimento da produção de língua inglesa com a Índia — é um dos candidatos ao Globo de melhor filme dramático. O segundo, "Il Y A Longtemps que Je t'Aime", de Philippe Claudel, além de conter uma extraordinária composição de Kristin Scott Thomas (nomeada para o Globo de melhor actriz/drama), reflecte um dado importante, quer em termos económicos, quer no plano simbólico: através dele, é a produção francesa que reaparece na linha da frente do espaço made in USA.

A entrega dos Globos de Ouro ocorrerá a 11 de Janeiro, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles. As nomeações para os Oscars serão conhecidas a 22 de Janeiro — a cerimónia de 22 de Fevereiro (81ª na história da Academia de Hollywood) terá lugar no Kodak Theater, também em Los Angeles.

por
publicado 17:36 - 29 janeiro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2009Globos de OuroMais Cinema