Documentário
A crise financeira é um filme de terror
Documentário de Charles Ferguson investiga as origens da crise em Wall Street
Há dois anos, o colapso de grandes instituições financeiras que aparentavam solidez - Lehman Brothers, Merryl Lynch, American Internacional Group (AIG), Northern Rock ou Citigroup, - revelou-se a ponta de um gigantesco iceberg que arrefeceu a economia global, com as consequências que hoje todos sentimos.
O documentário "A Verdade da Crise", realizado por Charles Ferguson e narrado pelo actor Matt Damon, é uma investigação sobre o modo como os gestores de Wall Street fragilizaram o sistema financeiro através de produtos tóxicos que foram criados devido à falta de regulação financeira.
É um retrato aterrador sobre o lado obscuro do capitalismo, construído com base numa investigaçao jornalística suportada em imensos depoimentos muito esclarecidos sobre o assunto.
O documentário adopta um tom de inquirição por vezes furioso quando denuncia os crimes financeiros de colarinho branco ou questiona os prémios pagos aos maus gestores, mas nunca chega a ser populista ou justiceiro. Além disso, tem uma dimensão pedagógica, clarificando como funcionavam certos produtos e aplicações.
É um filme essencial para perceber o que origina esta crise. A investigação está muito focada em Wall Street mas alarga o ângulo ao mostrar as consequências do impacto na classe média norte-americana, nas finanças públicas e na economia islandesa. Ou seja: é um documentário que tem tudo a ver com o sufoco português...
por Tiago Alves
publicado 22:06 - 10 novembro '10