O escultor Rui Chafes filmado por João Trabulo
Estreia: "DURANTE O FIM", João Trabulo
A leveza do ferro registada em película
O trabalho do escultor Rui Chafes é documentado no último filme do realizador João Trabulo. "Durante o Fim" chega agora ao circuito comercial, depois de ter percorrido os festivais internacionais de cinema.
Trailer/Cartaz/Sinopse:
Durante o Fim
Rui Chafes, escultor, participa neste documentário em nome próprio, num projeto que pretende retratar o seu universo muito particular. Sons, imagens (de outros filmes até), vozes que, entrelaçados com a sua narrativa, compõem esta espécie de diário íntimo e secreto. A câmara de João Trabulo viaja entre o atelier de trabalho de Rui Chafes, onde o silêncio da criação contrasta com o barulho das ...
Cinemax Rádio:
Outros Áudios
João Trabulo desvenda o universo criativo do escultor Rui Chafes em “Durante o Fim”
A obra singular de Rui Chafes, forjada em ferro, foi o ponto de partida para "Durante o Fim". João Trabulo considera que Rui Chafes é o escultor contemporâneo que melhor trabalha a leveza sob um material pesado, através de uma elegância e rigor que vai além da destreza técnica, ao passar para um plano de espiritualidade.
A admiração por um artista com um universo próprio e as afinidades estéticas entre ambos, levou o realizador a acompanhar com a câmara, ao longo de três anos, a forma como é idealizada e concebida a escultura de Rui Chafes.
"Durante o Fim" é apresentado como um misto de documentário e ficção. Rui Chafes surge, ora a atrás da mascara a trabalhar no ferro no seu atelier, ora em voz off, na construção de pensamentos, desvendando o olhar sobre a arte e a vida, como se fosse uma personagem.
As imagens são sobrepostas por exposições do escultor e a reconstrução ficcional da base de inspiração para as peças de Rui Chafes: o cinema de Andrei Tarkovsky, o romantismo alemão ou paisagens.
Durante oito anos, o filme rodado em Portugal, Espanha, Holanda e Alemanha, esteve "guardado na gaveta" após ter sido mostrado em vários festivais internacionais.
Para João Trabulo, o facto do trabalho conjunto de Rui Chafes e Orla Barry (que também aparece em "Durante o Fim") estar agora em exposição no Museu Berardo, fez com que estivem reunidas condições para retirar o documentário da "gaveta" e fechar um ciclo.
por Carla Henriques
publicado 00:03 - 25 junho '11