À procura da comédia romântica
Katherine Heigl e Gerard Butler:
tentando reencontrar uma certa tradição romântica

Cinema Norte-americanoComédiaMais Cinema  

À procura da comédia romântica

Afinal, é possível voltar a fazer comédias com adultos — mesmo com todas as suas limitações, "ABC da Sedução" tem o mérito de demonstrar isso mesmo

Depois da pesada "herança" de tantas e tão medíocres comédias para adolescentes (?), vale a pena perguntar: será que o cinema americano consegue reencontrar as delícias da clássica comédia romântica? Vincente Minnelli ou George Cukor podem ser revisitados?

"ABC da Sedução" (no original: "The Ugly Truth") está muito longe da excelência desses mestres. Quanto mais não seja porque lhe falta a sua sofisticação formal e complexidade psicológica, sendo ainda pontuado por cenas que apenas servem para passar algumas canções mais ou menos "ilustrativas"... Em todo o caso, com todas as suas limitações, o filme de Robert Luketic deixa uma certeza: a de que é possível voltar a fazer comédias com personagens adultas, observando as tensões (amorosas, profissionais, sociais...) das relações entre homens e mulheres.

Aliás, o par central — o autor de um programa de televisão (precisamente empenhado em "denuciar" as ilusões de tais relações) e a respectiva produtora — encaixa exemplarmente no género. E tanto mais quanto Gerard Butler ("300") e Katherine Heigl ("Anatomia de Grey") funcionam num misto de atracção e conflito que é essencial à mecânica destas aventuras amorosas, devidamente contadas com um tempero de ironia muito cáustica.



ABC DA SEDUÇÃO

De
Robert Luketic
com Katherine Heigl, Gerard Butler, Eric Winter
Comédia Romântica
97m
M/12
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
2009


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoComédiaMais Cinema