Teresa Villaverde na seleção de Cannes 2014
"Sara e a Sua Mãe": o filme de Teresa Villaverde em "Pontes de Sarajevo".

Cinema PortuguêsCannes 2014  

Teresa Villaverde na seleção de Cannes 2014

O filme "Pontes de Sarajevo", produzido pela Ukbar Filmes, foi incluído na selecção oficial do 67º Festival de Cannes 2014.

Artigo recomendado:
Teresa Villaverde na seleção de Cannes 2014
Cannes 2014
Cannes 2014: a seleção oficial Foram divulgados hoje os filmes presentes na 67ª edição do festival. D.

A longa-metragem "Pontes de Sarajevo" é composta por 13 curtas-metragens de realizadores europeus - o segmento português é realizado por Teresa Villaverde.

Os pequenos filmes foram produzidos e realizados para assinalar em junho de 2014 o centenário da I Guerra Mundial que muitos consideram ter sido despoletada com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando em Sarajevo.

Cem anos depois, "Pontes de Sarajevo" mergulha na memória. Recorrendo a imaginários de artistas de diferentes idades e olhares, incluindo, Aida Begic, que realmente viveu em Sarajevo durante o Cerco, teremos Jean-Luc Godard, Cristi Puiu, Ursula Meier, Vincenzo Marra, Marc Rechã, Sergei Loznitsa, Isild Le Besco, Leonardo Di Constanzo, Vladimir Perisic, Angela Schanelec e a portuguesa Teresa Villaverde.

À frente de "Pontes de Sarajevo" estão os produtores Ukbar Filmes em co-produção com Cineteve (França), Band a Part (Suíça), Mir Cinematográfica (Itália), Unafilms (Alemanha), Obala Art Center (Bósnia) e Waterfront Film (Bulgária) com o apoio em todos estes países, nomeadamente do ICA/MC, RTP, France 2, RAI Cinema, Trentino Film Comission, Mibac, Cineforum, TSR-RTS, MedienBord Berlin Brandenburd. As vendas internacionais já estão asseguradas pela Rezo Films.

Em Portugal foi também realizado toda a animação do filme que com a direcção criativa do desenhador belga François Shuiten ("As Cidades Obscuras")posta em prática por um conjunto de 20 animadores portugueses liderados pelo realizador português de animação Luis da Matta Almeida.

por
publicado 16:56 - 18 abril '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsCannes 2014