A selecção oficial de Cannes
Reencontro de Pedro Almodóvar com Antonio Banderas em "La Piel que Habito"

Cannes 2011  

A selecção oficial de Cannes

Confirmados os novos filmes de Lars Von Trier, Nanni Moretti, e dos irmãos Dardenne na competição. Pedro Almodóvar e Terence Mallick também são candidatos à Palma de Ouro.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 A selecção oficial de Cannes
A Árvore da Vida Na década de 50, Jack (Sean Penn), cresce dividido entre um pai autoritário e uma mãe terna e generosa. Assim que nascem os seus dois irmãos, esse amor incondicional, só seu, tem que ser dividido. Jack terá que aprender também a lidar com o comportamento de um pai que vive obcecado pelo sucesso dos filhos de uma forma muito pouco saudável. Este equilíbrio frágil é um dia perturbado por um ...
Artigo recomendado:
A selecção oficial de Cannes
Mais Cinema
De Niro preside júri de Cannes O actor considera que a sua experiência no festival de cinema de Tribeca, em Nova Iorque, pode ser útil nesta nova tarefa

O próximo festival de Cannes reúne uma série de grandes nomes europeus numa competição de grande qualidade. Entre os filmes incluídos na selecção oficial da 64ª edição do festival estão três novas obras de autores já premiados com a Palma de Ouro.

"Melancholia", do dinamarquês Lars von Trier, "Habemus Papam", do realizador Nanni Moretti, e "Set Me Free", dos belgas Jean-Pierre and Luc Dardenne, são as obras novas de cineastas premiados anteriormente com a Palma de Ouro e formam o núcleo central de uma selecção oficial muito estimulante.

No contigente europeu destacam-se "We Need to Talk About Kevin" da britânica Lynne Ramsay, com Tilda Swinton e John C. Reilly, "Le Havre" do finlandês Aki Kaurismäki, "Once Upon A Time In Anatolia", do turco Nuri Bilge Ceylan, e "This Must Be The Place", do italiano Paolo Sorrentino, com Sean Penn.

Na selecção oficial surge "La Piel que Habito", que marca uma incursão do espanhol Pedro Almodóvar no cinema de terror. É o filme do aguardado reencontro com António Banderas - nucam tinham trabalhao juntos desde "Ata-me", em 1990. O realizador regressa a Cannes, onde apresentou quatro dos cinco filmes que realizou desde 1999.

O próximo festival de Cannes vai desvendar, finalmente, o muito aguardado "Tree of Life", do norte-americano Terence Mallick, com Brad Pitt e Sean Penn (dupla presença na competição). O  festival esperou um ano para o estrear o filme e conseguiu garantir a estreia mundial do filme na selecção oficial em competição.

A quota francesa é preenchida pelas obras "L'apollonide" (Souvenirs de la Maison Close)" de Bertrand Bonello, "Pater", de Alain Cavalier e "Polisse", de Mawenn.

Selecção Oficial com forte presença feminina
Na competição pela Palma de Ouro surgem quatro cineastas jovens. A francesa Maïwenn ("Polisse", o seu terceiro filme), a britânica Linne Ramsey ("We Need to Talk About Kevin", terceiro filme), a japonesa Naomi Kawase ("Hanezu no Tsuki", o seu quinto filme).

O festival acolhe a estreia na realização da escritora australiana Julia Leigh, com "Sleeping Beauty". Esta promete ser a projecção controversa de Cannes, já que é um drama erótico sobre uma estudante universitária interpretada por Emily Browning (uma das estrelas de "Sucker Punch").

Fora de competição, estão confirmadas as ante estreias de "Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés", de Rob Marshall e do segundo episódio do desenho animado da série "Kung Fu Panda". Jodie Foster irá mostrar "The Beaver", o filme que marca o regresso de Mel Gibson após uma prolongada crise familiar e um processo judicial que desgastou a imagem pública do actor.

Ainda fora de competição o festival de Cannes garantiu a exibição de "The Conquest", de Xavier Durringer, uma ficção sobre a ascensão de Nicolas Sarkozy ao poder, o que gerará um aceso debate político.

O 64º festival de Cannes decorrerá entre os dias 11 e 22 de Maio, com Robert De Niro na presidência do júri da selecção oficial, Emir Kusturica, no júri do Un Certain regard e Michel Gondry no júri das competição de curtas-metragens.

"Midnight in Paris", de Woody Allen, será exibido na noite de abertura.

A selecção é tem 49 longas-metragens de 33 países diferentes, incluindo 44 ante-estreias mundiais e 19 filmes em competição pela Palma de Ouro. No entanto, a direcção do festival admitiu que o lote de 19 filmes da selecção competitiva não está fechada e que outros títulos ainda podem ser acrescentados nos próximos dias.

Selecção oficial 64ª edição do festival de Cannes

Filme de abertura
"Midnight in Paris," Woody Allen

Selecção Oficial - Competição (Palma de Ouro):

"Drive," Nicolas Winding Refn
"Footnote," Josef Cedar
"Hanezu no Tsuki," Naomi Kawase
"Hara-kiri: Death of a Samurai," Takashi Miike
"The Kid With a Bike," Jean-Pierre and Luc Dardenne
"L'apollonide (Souvenirs de la maison close)," Bertrand Bonello
"Le Havre," Aki Kaurismaki
"Once Upon a Time in Anatolia," Nuri Bilge Ceylan
"Melancholia," Lars von Trier
"Michael," Markus Schleinzer
"Pater," Alain Cavalier
"Polisse," Maiwenn
"The Skin That I Inhabit," Pedro Almodovar
"Sleeping Beauty," Julia Leigh
"La Source des femmes," Radu Mihaileanu
"This Must Be the Place," Paolo Sorrentino
"The Tree of Life," Terrence Malick
"We Have a Pope," Nanni Moretti
"We Need to Talk About Kevin," Lynne Ramsay

Selecção Oficial Un Certain Regard - Competição

"Arirang," Kim Ki-duk
"Bonsai," Cristian Jimenez
"The Day He Arrives," South Korea, Hong Sang-soo
"Et maintenant on va ou?," Nadine Labaki
"Halt auf freier Strecke," Germany, Andreas Dresen
"Hors Satan," Bruno Dumont
"The Hunter," Bakur Bakuradze
"Les Neiges du Kilimandjaro," Robert Guediguian
"L'exercisce de l'etat," Pierre Schoeller
"Loverboy," Catalin Mitulescu
"Martha Marcy May Marlene," Sean Durkin
"Miss Bala," Gerardo Naranjo
"Restless," U.S., Gus Van Sant
"Oslo, August 31st," Joachim Trier
"Skoonheid," Oliver Hermanus
"Tatsumi," Singapore, Eric Khoo
"Trabalhar cansa," Juliana Rojas, Marco Dutra
"Toomelah," Ivan Sen
"The Yellow Sea," South Korea, Na Hong-jin

Selecção ofical - Fora de competição

"The Beaver," U.S., Jodie Foster
"The Artist," Michel Hazanavicius
"The Conquest," Xavier Durringer
"Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides," Rob Marshall

Selecção Oficial - Sessões da Meia-noite

"Wu Xia," Peter Chan Ho-sun
"Dias de gracia," Everardo Gout

Selecção Oficial - Projecções Especiais

"Labrador," Frederikke Aspock
"Le Maitre des Forges de l'enfer," Rithy Panh
"Michel Petrucciani," Michael Radford
"Tous au Larzac," Christian Rouaud



  • A selecção oficial de Cannes
    Melancolia
    A propósito do casamento de Justine (Kirsten Dunst) e Michael (Alexander Skaarsgärd), Claire (Charlotte Gainsbourg) oferece a sua casa para a luxuosa festa de comemoração. No momento em que esta decorre, o planeta Melancholia move-se em direção à Terra. De que forma a possível colisão irá afetar a ...
  • A selecção oficial de Cannes
    O Panda do Kung Fu 2 (VO)
    Po é um panda. Mas não um panda qualquer, ele é o Panda do Kung Fu, que já conhecemos de outra aventura. Po é agora um Guerreiro Dragão e cumpre a missão de proteger o Vale da Paz, juntamente com os seus amigos. Mas, como a paz não dura para sempre, Po terá que enfrentar um novo inimigo, um vilão ...
  • A selecção oficial de Cannes
    Meia-noite em Paris
    Esta é a nova comédia de Woody Allen, que decorre em Paris e conta a história de uma família que viaja até lá em negócios, e de um casal, prestes a casar, que durante a sua estadia vai viver um conjunto de experiências que lhes muda a vida. É ainda a história do amor de um jovem pela cidade de ...
  • A selecção oficial de Cannes
    Piratas das Caraíbas por Estranhas Marés
    Jack Sparrow reencontra uma mulher do seu passado e não tem a certeza se ela está apaixonada por ele ou é uma mulher vingativa e cruel que o está a usar para encontrar a Fonte da Juventude...
por
publicado 00:12 - 04 março '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2011