APOLLO 13 (1995)
Tom Hanks, Bill Paxton e Kevin Bacon — memórias de uma viagem atribulada

DVD Memória  

APOLLO 13 (1995)

No capítulo dos filmes sobre as viagens humanas à Lua, "Apollo 13", de Ron Howard, ocupa um lugar de destaque — tratava-se, além do mais, de evocar as convulsões de uma missão que falhou...

Foi com a missão Apollo 11 que os seres humanos chegaram à Lua: a memória dessa aventura é, agora, tema do filme de Damien Chazelle, “O Primeiro Homem na Lua” — estava-se em Julho de 1969. Cerca de nove meses mais tarde, a Apollo 13 partiu para uma nova missão, com o objectivo principal de explorar outra zona de aterragem no satélite do planeta Terra — mas algo correu mal...


“Houston, we have a problem!” — dita pelo comandante James Lovell, interpretado por Tom Hanks, esta frase dirigida ao centro de comando da NASA ficou como emblema de uma odisseia. Com um problema nos tanques de oxigénio da nave, a Apollo 13 não pôde cumprir a sua missão — ao fim de seis dias dramáticos, os três astronautas aterraram no Oceano Pacífico, sem terem visitado a Lua.

A banda sonora tem qualquer coisa de envolvente nostalgia. “Blue Moon”, por exemplo, na admirável versão da banda de Miami The Mavericks, é um dos símbolos românticos, por excelência, da nossa imaginação lunar. Está na banda sonora do filme “Apollo 13”, como estão outros temas que, de forma mais ou menos directa, mais ou menos simbólica, evocam o nosso fascínio pelos mistérios do céu — exemplo incontornável: “Spirit in the Sky”, de Norman Greenbaum.


O filme “Apollo 13” foi um dos grandes fenómenos do ano de 1995, numa altura em que o peso dos super-heróis nas opções de Hollywood era cada vez mais sensível. O certo é que o filme dirigido por Ron Howard serviu para relembrar as virtudes clássicas de uma história visceralmente humana — a actualidade da sua herança é um facto que justifica respeito e admiração.

por
publicado 01:36 - 28 outubro '18

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD Memória