Academia adia prémios Sophia

Cinema Português  

Academia adia prémios Sophia

Primeira edição dos prémios do cinema português já não acontecerá neste outono.

Artigo recomendado:
Academia adia prémios Sophia
Cinema Português
Prémios Sophia no Outono Academia portuguesa de cinema promove primeira cerimónia a 30 de setembro.

A cerimónia da primeira edição dos prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, que estava prevista para este mês, foi
adiada para 2013. A primeira edição esteve marcada para este mês, mas foi adiada paramarço, por questões económicas e burocráticas, referiu fonte da organização.

Os Sophia, nome escolhido em homenagem à poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, pretendem ser os prémios portugueses de cinema, destinados a reconhecer a melhor produção nacional, à semelhança dos que existem nos Estados Unidos (Óscares), em França (Césares), em Espanha (Goya) ou no Reino Unido (Bafta).

A Academia Portuguesa de Cinema foi criada no verão de 2011 e um dos objetivos era a instituição de prémios anuais de cinema. A edição de 2013 contemplará os filmes portugueses estreados comercialmente em 2012.

A academia está em negociações com a RTP para a transmissão televisiva da cerimónia.

Este ano, apesar de não haver prémios para a produção nacional, a academia pretende reconhecer o trabalho de alguns atores e realizadores, numa sessão que deverá acontecer em novembro na Cinemateca, em Lisboa, referiu a fonte da organização.

Os prémios Sophia pretendem distinguir anualmente o cinema português em várias categorias, como melhor filme, realização, representação masculina e feminina, banda sonora, fotografia, argumento original e adaptado, curta-metragem ou documentário.

A Academia Portuguesa de Cinema, também conhecida por Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, é presidida pelo produtor Paulo Trancoso.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português