Actividade paranormal no quarto de Katie
Quarto com vista para a câmara de vídeo:
o espectador é colocado na perspectiva do voyeur

TerrorMais CinemaMais CinemaFantásticoCinema Independente  

Actividade paranormal no quarto de Katie

Um filme caseiro mostra que a expectativa é um trunfo do cinema  de terror.

A simplicidade continua a render no cinema. Imenso." Actividade Paranormal", realizado pelo israelita Oren Peli, é o mais recente exemplo que confirma essa máxima. Trata-se de um filme de terror caseiro, foi filmado durante uma semana numa casa, e tal como "O Projecto Blair Witch" ou "Cloverfield" recorre ao selo de imagens encontradas após o ocorrido, para dar uma patine de realismo aos eventos narrados.

Um casal de classe média testemunha uma série de pequenas ocorrências que indiciam uma assombração. Em boa verdade correspondem a ocorrências estranhas que Katie já experimentou em anteriores etapas da sua vida.

Micah está céptico e decide utilizar a câmara de vídeo para demonstrar que não se passa nada de estranho. Coloca-a no quarto, deixando-a ligada durante a noite, como uma testemunha do que acontece enquanto dormem.

Regra geral os fenómenos manifestam-se de madrugada e por vezes são discretos, silenciosos, não perturbam o sono do casal. É a câmara, estática, que regista essas ocorrências, colocando o espectador no papel de voyeur e testemunha de momentos assustadores que acontecem no quarto escuro.

Nesses planos demorados nem sempre se vê algo de impressionante. Mas a espera gera apreensão. "Actividade Paranormal" confirma que o silêncio e a expectativa são elementos determinantes no cinema de terror e que podem esfrangalhar o sistema nervoso do espectador.

Aqui há menos efeitos especiais e menos dinheiro do que é usual em produções do género, o que não diminui a ansiedade com que se segue o filme. É um filme caseiro que nem sempre gera medo mas desperta o interesse primitivo em saber o vai suceder na noite seguinte.



ACTIVIDADE PARANORMAL


De Oren Peli
com Katie Featherston, Micah Sloat
Terror
86m
M/12
EUA
2007





por

Recomendamos: Veja mais Artigos de TerrorMais CinemaMais CinemaFantásticoCinema Independente