Actor francês Gaspard Ulliel morre aos 37 anos num acidente de ski

Obituário  

Actor francês Gaspard Ulliel morre aos 37 anos num acidente de ski

O ator chocou com outro esquiador numa estância perto da fronteira franco-italiana.

Gaspard Ulliel, actor francês de 37 anos, de "Tão Só o Fim do Mundo", ou "Um Longo Domingo de Noivado" morreu após um acidente de ski. Ulliel estava numa estância na região da Savoia e colidiu terça-feira à tarde com outro esquiador no cruzamento de duas pistas, de acordo com uma porta-voz da estância alpina de La Rosière. Gravemente ferido, foi transportado de helicóptero para o hospital universitário de Grenoble, onde morreu. O segundo esquiador teve ferimentos mais ligeiros, afirmou o mesmo porta-voz.

A notícia do acidente, que chegou na manhã de quarta-feira, evoca o destino de outras celebridades vítimas de acidentes de ski. Foi o Hospital Universitário de Grenoble que recebeu Michael Schumacher, a estrela alemã de Fórmula 1, no final de 2013. O antigo piloto esteve hospitalizado durante seis meses após uma queda contra uma rocha enquanto esquiava fora de pista com o filho em Meribel (outra estância situada na Savoia). Recebeu alta do hospital em Junho de 2014, em estado vegetativo, e mudou-se para a casa de família na Suíça.

Localizada na fronteira dos Alpes franceses e italianos, La Rosière é uma estância com declives considerados fáceis, mas onde o risco de colisões está presente, como em Flaine (Haute-Savoie), onde uma menina britânica de cinco anos morreu este fim-de-semana após ter sido atingida por um homem de 40 anos que esquiava a velocidade excessiva.

A morte de Gaspard Ulliel, um jovem actor com um rosto angelical e uma carreira ecléctica, provocou uma onda de reacções emocionais por parte do distribuidor Gaumont, colegas actores e membros do governo.

"Gaspard Ulliel cresceu com o cinema e o cinema cresceu com ele. Amavam-se loucamente um ao outro. É com o coração pesado que veremos agora os seus melhores desempenhos e conheceremos este certo olhar.", reagiu o Primeiro Ministro de França, Jean Castex no Twitter.

"A sua sensibilidade e a intensidade da sua actuação fizeram de Gaspard Ulliel um actor excepcional. O cinema perde hoje um imenso talento. Envio as minhas condolências à sua família e os meus pensamentos afectuosos a todos aqueles que hoje o lamentam", disse a Ministra da Cultura, Roselyne Bachelot.

Gaspard Ulliel era conhecido do público em geral por filmes como "Um Longo Domingo de Noivado" (2004), de Jean-Pierre Jeunet, "Saint Laurent" (2014), de Bertrand Bonello e "Tão Só o Fim do Mundo" (2016), de Xavier Dolan, que lhe valeu o César de melhor actor em 2017 pela interpretação de um escritor que se reúne com a família após doze anos de ausência, para anunciar a sua morte iminente.

No decurso de uma carreira diversa, actuou ao lado de alguns dos maiores nomes do cinema francês, incluindo Isabelle Huppert e Gérard Depardieu. Teve também uma carreira internacional e em breve surgirá como um dos protagonistas na série "Moon Knight: Cavaleiro da Lua" da Disney+.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário