Mais nove filmes na selecção oficial de Cannes

Cannes 2015  

Mais nove filmes na selecção oficial de Cannes

Brillante Mendoza, Apichatpong Weerasethakul, Gaspard Noé, Naomi Kawase e Robert Guédiguian também estreiam no festival.

Artigo recomendado:
Mais nove filmes na selecção oficial de Cannes
Cannes 2015
Seleção Oficial 2015: filmes em competição Eis a seleção de 19 filmes candidatos à Palma de Ouro da 68ª edição do Festival de Cannes.

A direção do Festival de Cannes acrescentou mais nove filmes à seleção oficial da edição 2015.

Em competição passam a estar também as longas metragens "Cronic", de Michel Franco e "The Valley of Love", de Guillaume Nicloux.

O realizador mexicano Michel Franco, Prémio Un Certain Regard, em 2012, com "Después de Lucía", regressa com "Chronic", uma produção feita nos EUA com Tim Roth no elenco.

Também Nicloux se estreia na competição principal de Cannes e aumenta o contigente de realizadores franceses candidatos à Palma de Ouro para cinco. Gerard Depardieu e Isabelle Huppert protagonizam a história de um casal que viaja para o Vale da Morte após perder o filho.

Na secção Un Certain Regard de notar a entrada de três filmes asiáticos:

"An" (Sweet Red Bean Paste)
, da japonesa Naomi Kawase, vencedora do prémio Camera d'Or, em 1997, e do Grande Prémio em 2007, esteve na competição principal em 2014 com "Still the Water". O seu novo filme, escolhido para abrir a secção Un Certain Regard, segue os laços que se formam entre o dono de uma pastelaria e uma cliente mais velha.

"Taklub", um filme sobre as consequências do furacão Yolanda, do filipino Brillante Mendoza, vencedor do prémio para melhor realizador, em 2009, com "Kinaty";

"Cemetery of Splendour" do tailandês Apichatpong Weerasethakul, a história de uma mulher de meia idade que cuida de um soldado doente.

As outras duas novidades da secção Un Certain Regard são "Aliás Maria", do colombiano José Luis Rugeles e "Lamb", primeira obra de Yared Zeleke, e estreia do cinema da Etiópia na seleção oficial de Cannes.

Em estreia mundial em Cannes estarão ainda os novos filmes de Robert Guédiguian (Une Histoire de Fou), numa das sessões especiais do festival, e  "Love", de Gaspar Noé, nas sessões da meia-noite.

A edição 2015 do Festival de Cannes decorre entre 13 e 24 de maio.

por
publicado 20:46 - 24 abril '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2015