Alain Delon vai receber Palma de Ouro honorária
Memórias de 1960: Alain Delon em "Rocco e os Seus Irmãos"

Cannes 2019  

Alain Delon vai receber Palma de Ouro honorária

Figura marcante da produção cinematográfica europeia, o actor francês Alain Delon será este ano homenageado pelo Festival de Cannes, através da atribuição de uma Palma de Ouro honorária.

Nome lendário da produção francesa e, mais do que isso, figura mitológica do cinema europeu, Alain Delon vai ser homenageado pelo Festival de Cannes — durante a 72ª edição do certame (14-25 Maio) ser-lhe-á entregue uma Palma de Ouro honorária.

Nascido em Sceaux, nos subúrbios de Paris, a 8 de Novembro de 1935, Delon tem uma carreira invulgar, marcada pela colaboração com alguns dos nomes mais emblemáticos da produção europeia, em especial durante a segunda metade do século XX.

Entre os momentos marcantes da sua filmografia podemos citar "Rocco e os Seus Irmãos" (1960) e "O Leopardo" (1963), ambos de Luchino Visconti, "O Eclipse" (1962), de Michelangelo Antonioni, "O Ofício de Matar" (1967) e "O Círculo Vermelho" (1970), ambos de Jean-Pierre Melville, "Borsalino" (1970), de Jacques Deray, "Mr. Klein (1976), de Joseph Losey [trailer], e "Nova Vaga" (1990), de Jean-Luc Godard.


A Palma de Ouro honorária do festival já distinguiu Jeanne Moreau, Woody Allen, Bernardo Bertolucci, Jane Fonda, Clint Eastwood, Jean-Paul Belmondo, Manoel de Oliveira, Agnès Varda e Jean-Pierre Léaud.

A última vez que vimos Delon no grande ecrã foi em 2008, interpretando a personagem de Júlio César em "Astérix nos Jogos Olímpicos", de Frédéric Forestier e Thomas Langmann.

por
publicado 23:33 - 17 abril '19

Recomendamos: Veja mais Artigos de