Alejandro Iñarritu e Birdman vencem prémio dos realizadores

Oscar 2015  

Alejandro Iñarritu e "Birdman" vencem prémio dos realizadores

O sindicato dos realizadores norte-americanos atribuiu o galardão ao mexicano pelo filme "Birdman".

O mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu recebeu ontem à noite o prémio da Diretors Guild, a associação profissional norte-americana de realizadores.

O prémio foi-lhe atribuido pelo trabalho na longa-metragem "Birdman" protagonizada por Michael Keaton, a história de um ator decadente, antiga estrela de filmes de super-heróis, que tenta redimir-se de erros passados enquanto produz uma peça de teatro na Broadway.

Os outros nomeados eram Wes Anderson (Grand Budapest Hotel), Clint Eastwood (Sniper Americano), Richard Linklater (Boyhood-Momentos de Uma Vida) e Morten Tyldum (O Jogo da Imitação).

Na área da televisão, os prémios foram para duas mulheres. Lesli Linka Glatter foi distinguida entre as melhores realizações de séries dramáticas pelo trabalho em "Segurança Nacional", e Jill Soloway recebeu o mesmo prémio no setor das comédias pela realização em "Transparent".

Uma terceira realizadora, Laura Poitras, triunfou na categoria de melhor documentário com o filme "Citizenfour".

Entre os prémios de carreira, os galardões deste ano foram para James Burrows e Robert Butler.

Phillip Goldfarb e Julie Gelfand receberam também os prémios de  Frank Capra e Franklin J. Schaffner.

A 67.ª edição dos Directors Guild Awards teve lugar no Hyatt Regency Century Plaza, em Los Angeles, com apresentação da atriz Jane Lynch.

por
publicado 11:24 - 08 fevereiro '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2015