Cinema Português
"Alfama", o único filme português na competição de Clermont-Ferrand
Depois do mergulho no plano sequência de "A Piscina" João Viana apresenta o seu novo filme no festival francês.
"Alfama" do realizador João Viana é o único filme português em competição na 33ª edição festival de curtas-metragens de Clermont-Ferrand.
Depois do filme " A Piscina" realizado por João Viana e Iana e produzido pelo cineasta Paulo Rocha ter sido a única curta-metragem portuguesa selecionada para a 62ª edição do Festival de Veneza, João Viana volta a repetir a proeza, desta vez com "Alfama" e em Clermont- Ferrand, o mais importante festival do mundo dedicado ao género curtas-metragens.
"Alfama" estreou na 18ª edição do Festival de Curtas em Vila do Conde, venceu a edição de Novembro do Shortcutz Porto e arrecadou o prémio para "Melhor Filme Experimental", no Ovarvídeo 2010, e "Melhor Fotografia", no Arouca Film 2010.
João Viana volta a filmar com Paulo Herbert e Inês Fouto esta aventura a bordo de um comboio que também conta com a participação especial da fadista Carminho.
Em "Alfama" Alda e o seu amante embarcam num comboio de alta velocidade. No último minuto antes da partida, entra também o marido, este triângulo amoroso é o ponto de partida para "Alfama", filmado a preto e branco e a alta velocidade
Para João Viana "o telemóvel é o verdadeiro substituto do cinematográfico cigarro, para todas as horas mortas, agora que este perdeu a graça. O próprio objecto-telemóvel é simpático, tem luz, tem som, obriga o utente a ver, a ouvir, a correr, a mudar de expressão a cada segundo, a gritar, a chorar, a espantar-se, a sorrir, a rir até mais não, a sentir e a afagá-lo no bolso".
Segundo o realizador "Alfama é a casa toda em chamas ou se quiserem, sala imóvel em alta velocidade ou ainda, Cinematógrafo de trazer por casa, ou finalmente tensão e tango, numa palavra um Telemóvel - Mudo."
Sinopse de "Alfama"
Para o foguete entram, cheios de ponta, A+ B
Amor, ciúme/ Cinzas e lume/Dor e pecado
Antes da partida, no último minuto embarca C
Tudo isto existe/ Tudo isto é triste/ tudo isto é fado
Quando Deus quer, do pavilhão do ouvido vê-se altamente
O festival de curtas-metragens de Clermont-Ferrand decorre até ao próximo dia 12 de Fevereiro
Mais informações no site do festival.