Almodóvar preside ao júri de Cannes 2017

FestivalCannes 2017Mais Cinema  

Almodóvar preside ao júri de Cannes 2017

Realizador espanhol assume a mais importante tarefa num festival onde marcou presença com seis filmes.

Na sequência do convite o realizador afirmou: "Estou muito feliz em comemorar o 70º aniversário do Festival de Cinema de Cannes nesta função muito privilegiada. Sinto-me grato e honrado, e estou nervoso! Ser presidente do Júri é uma grande responsabilidade e espero estar à altura da ocasião. Posso dizer-lhe que me vou dedicar de corpo e alma a esta tarefa, que é ao mesmo tempo um prazer e um privilégio."

O festival de Cannes salienta que nos seus filmes, Almodóvar , "iconoclasta, e contador de histórias virtuoso", teceu 35 anos de cumplicidade com o público ao redor do mundo. Desde "Pepi, Luci, Bom e Outras Tipas do Grupo" (1982) até "Julieta" (2016), os seus 20 filmes revelam um trabalho brilhante herdado do punk e de uma juventude rebelde, impulsionado por uma paixão insaciável por figuras femininas e da história do cinema.

Sempre surpreendente, eclético mas coerente, o diretor espanhol desenvolveu  todos os géneros - vaudeville, comédia, tragédia, fantasia, musicais, suspense - sem perder de vista seus temas preferidos: paixão, filiação , o destino, culpa ou segredos enterrados.


Ao longo do seu percurso no seu cinema foi sendo acompanhado por uma trupe de atores fiéis - Penélope Cruz, Marisa Paredes, António Banderas, Rossy de Palma, Javier Bardem, Javier Cámara, Carmen Maura e Victoria Abril.

"Na sua 70ª edição, o Festival de Cannes tem o prazer de receber um artista único que goza de imensa popularidade. Sua obra já está para sempre na história do cinema."

O realizador manteve uma ligação com o Festival. Integrou um júri e cinco dos seus filmes – "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999), "Voltar" (2006), "Abraços Desfeitos" (2009), "A Pele Onde Eu Vivo" (2011), "Julieta" (2017) - foram exibidos na competição.  "Tudo Sobre a Minha Mãe" recebeu o prémio de realização e "Voltar" o prémio de argumento. Finalmente "A Má Educação" (2004) foi o filme de abertura do Festival em 2004.

O 70º Festival de Cinema de Cannes vai decorrer 17 e 28 de maio.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de FestivalCannes 2017Mais Cinema