Amor, o filme do ano para críticos de LA
Emanuelle Riva foi considerada melhor atriz pelos críticos de Los Angeles.

Oscars 2013  

"Amor", o filme do ano para críticos de LA

Filme de Michael Haneke recebeu principal distinção mas "O Mentor", de Paul Thomas Anderson, foi o mais premiado pela Associação de Críticos de Los Angeles.

Artigo recomendado:
Amor, o filme do ano para críticos de LA
Oscars 2013
"00:30 Hora Negra" premiado por três associações de críticos - atualização O filme de Kathryn Bigelow ganhou os primeiros prémios das associações de críticos, sendo considerado o melhor do ano pelos círculos de ...

A Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles elegeu o drama de língua francesa "Amor", do cineasta alemão Michael Haneke como Melhor Filme do ano.

O filme de Haneke, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, contrariou o favoritismo de "00:30 Hora Negra", de Kathryn Bigelow, que tinha feito o pleno de quatro associações de críticos - Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, National Board of Review, Sociedade dos Críticos de Cinema de Boston, e também dos críticos online de Nova York.

"Amor" também foi premiado pelo desempenho de Emanuelle Riva, numa consagração partilhada com Jennifer Lawrence, pelo seu papel em "Guião Para um Final Feliz".

Os críticos de Los Angeles são os primeiros a consagrar "O Mentor", de Paul Thomas Anderson - o cineasta foi considerado Melhor Realizador, Joaquin Phoenix foi eleito Melhor Ator, e Amy Adams recebeu o prémio de Melhor Atriz Secundária. O filme ganhou ainda o prémio de Melhor Direção Artística, tendo sido o mais premiado da cerimónia.

O prémio de Melhor Ator Secundário foi atribuído a Dwight Henry, em "Beasts of Southern Wild". É a primeira obra de Benh Zeitl que recebeu o Prémio Nova Geração. O filme ainda foi consagrado com um terceiro prémio na categoria de Melhor Banda Sonora.

"Frankenweenie", de Tim Burton, recebeu o Prémio de Melhor Animação, e a produção francesa "Holy Motors" foi considerado Melhor Filme Estrangeiro. Uma escolha que acaba por gerar alguma eastranheza considerando que "Amor", uma coprodução entre França, Áustria e Alemanha, foi considerado o melhor filme do ano... 

Prémios da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles

Melhor Filme - "Amor", Michael Haneke
Melhor Realizador - Paul Thomas Anderson, "O Mentor"
Melhor Ator - Joaquin Phoenix, "O Mentor"
Melhor Atriz - Jennifer Lawrence, "Guião Para um Final Feliz" e Emmanuelle Riva, "Amor"
Melhor Atriz Secundária - Amy Adams "O Mentor"
Melhor Ator Secundário - Dwight Henry "Beasts of Southern Wild"
Melhor Argumento - Chris Terrio "Argo"
Melhor Filme Estrangeiro - "Holy Motors", Leo Carrax
Melhor Animação - "Frankenweenie", Tim Burton
Melhor Documentário - "The Gatekeepers"
Melhor Fotografia - Roger Deakins "007 – Operação Skyfall"
Melhor Montagem - Dylan Tichenor, William Goldenberg, "00:30 Hora Negra"
Melhor Banda Sonora - Dan Romer, Benh Zeitlin "Beasts of Southern Wild"
Melhor Direção Artística - David Crank, Jack Fisk , "O Mentor"
Prémio Nova Geração - Benh Zeitlin, "Beasts of Southern Wild"

por
publicado 12:40 - 10 dezembro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2013