20 Jul 2022 16:54

Ana Rocha de Sousa integra o júri do Prémio Luigi de Laurentiis destinado a primeiras obras no Festival de Veneza, revelou hoje a organização.

A cineasta portuguesa regressa dois anos após ter triunfado nessa mesma secção graças a "Listen", a sua primeira longa-metragem, que lhe valeu também o Prémio Especial do júri da secção Horizontes e outros prémios das secções paralelas.

Ao seu lado vão estar Michelangelo Frammartino, realizador italiano e presidente do júri da secção, Jan P. Matuszynski, realizador e argumentista polaco, Tessa Thompson atriz e produtora norte-americana, e Rosalie Varda, produtora francesa, filha de Agnès Varda e Jacques Demy.

O vencedor do Leão do Futuro – Prémio "Luigi De Laurentiis" para uma primeira obra, receberá 100 mil dólares, repartido em partes igual por realizador e produtor.

Na mesma ocasião, foram também anunciados os elementos do júri da secção Horizontes, liderado pela cineasta espanhola Isabel Coixet. A auxiliá-la na atribuição de prémios da segunda secção mais importante do festival vão estar a realizadora italiana Laura Bispuri, Antonio Campos, realizador, produtor e argumentista norte-americano, a argelina Sofia Djama, realizadora que viu o seu filme "The Blessed" distinguido com o prémio de melhor atriz em 2017, e Edouard Waintrop, francês, jornalista e programador de cinema, responsável pela Semana dos Realizadores de Cannes durante sete anos.

A programação oficial será revelada na próxima semana.
O 79.º Festival de Cinema de Veneza decorre entre 31 de agosto e 10 de setembro.
  • CINEMAX RTP
  • 20 Jul 2022 16:54

+ conteúdos