Andrzej Zulawski eleito melhor realizador em Locarno
Victoria Guerra em "Cosmos" — prémio para Zulawski em Locarno

Festival  

Andrzej Zulawski eleito melhor realizador em Locarno

Rodado em Portugal, com produção de Paulo Branco, o filme "Cosmos" valeu ao polaco Andrzej Zulawski o prémio de melhor realização em Locarno — "Happy Hour", do coreano Hong Sangsoo, arrebatou o Leopardo de Ouro.

Artigo recomendado:
Andrzej Zulawski eleito melhor realizador em Locarno
Festival
"Cosmos" de Zulawski em Locarno Filme produzido por Paulo Branco integra competição do festival suiço.

O filme "Cosmos", do cineasta polaco Andrzej Zulawski, com produção de Paulo Branco, foi distinguido com o Leopardo para melhor realização na 68ª edição do Festival de Locarno, na Suíça. "Right Now, Wrong Then", de Hong Sangsoo (Coreia do Sul), foi o vencedor do certame, arrebatando o Leopardo de Ouro.

"Cosmos" é uma produção franco-portuguesa que adapta a obra homónima de Witold Gombrowicz, tendo sido rodado integralmente em Portugal, nas zonas de Sintra e Covilhã. Liderado por Victoria Guerra, o elenco do filme inclui ainda os portugueses Ricardo Pereira e António Simão, a par dos nomes franceses de Sabine Azéma, Jean-François Balmer e Jonathan Genet.

Entre os prémios principais do festival, surgem ainda: "Tikkun", de Avishai Sivan (Israel), distinguido com o prémio especial do júri; "Happy Hour", de Hamaguchi Ryusuke (Japão), que valeu ao seu colectivo de actrizes o prémio de melhor interpretação feminina; e de novo "Right Now, Wrong Then", cujo protagonista Jung Jae-Young recebeu o prémio de melhor interpretação masculina (palmarés integral no site oficial).

* * * * *

A ante-estreia portuguesa de "Cosmos" ocorrerá na próxima edição do Lisbon & Estoril Film Festival (6/15 Novembro), estando a estreia nas salas agendada para o dia 19 de Novembro.

  • Andrzej Zulawski eleito melhor realizador em Locarno
    Cinema Português
    A presença portuguesa em Locarno
    A curta-metragem "Maria do Mar" e o filme documental "Olmo e a Gaivota" são dois dos sete filmes com produção portuguesa que integram a ...
por
publicado 17:38 - 15 agosto '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival