Angelina Jolie, uma força feminina
Angelina Jolie desenhada por Nuno Nobre para a série Female Force da Bluewater Comics

Mais CinemaBiografiaAnimação  

Angelina Jolie, uma força feminina

O comic biográfico da actriz Angelina Jolie, inteiramente desenhada pelo português Nuno Nobre, é lançado dia 24 de Fevereiro nos Estados Unidos.

A Bluewater Productions é conhecida pela sua linha de livros biográficos onde já ilustrou a vida de celebridades como Barack Obama, Lady Gaga, Oprah, J. K. Rowling, Robert Pattinson e Hillary Clinton.

Chegou a vez da actriz Angelina Jolie se juntar a este grupo. Vai ingressar na série de bandas desenhadas "Female Force", focada em mulheres poderosas e na forma como elas moldam o nosso mundo.

"Originalmente o director da Bluewater Publisher, Darren Davis, queria incluir a biografia de Angelina na série "Fama", pela sua óbvia notoriedade. Mas devido à história que eu escrevi acerca da sua vida e contribuição para ajudar os refugiados pelo mundo todo, ele decidiu que se adequava mais na série sobre as forças femininas", explica o escritor Brent Sprencher.

A vida de Angelina Jolie vai ser contada através da história de três voluntários a trabalhar em Port-Au-Prince, Haiti, na altura do terramoto. Vai abordar principalmente o seu trabalho enquanto Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, passando também pelos seus filmes, e evitando a vida pessoal.

Brent Sprencher conta que partiu para esta biografia sem qualquer noção pré-concebida acerca desta celebridade. "Eu pesquisei muito sobre a vida dela antes de escrever uma única palavra. A minha história acaba por retratar positivamente a Angelina, mas isso foi devido às conclusões a que eu cheguei depois de toda a minha pesquisa".

O escritor avisa que até fãs de longa data da humanitária vão ficar boquiabertos com o que vão aprender. Sem nunca a ter contactado, para manter a imparcialidade necessária para a retratar, o escritor baseou-se em muita pesquisa. Um exemplo foi o site da ONU, que tem dezenas de artigos sobre o trabalho da actriz enquanto Embaixadora da Boa Vontade.

"Espero que esta biografia inspire outros a seguir o exemplo da Angelina Jolie e a fazer com que a ajuda àqueles que necessitam seja uma parte dos seus dias", comenta Sprencher.

Desenhos pela mão de um portuguêsEsta banda desenhada de 32 páginas foi desenhada integralmente por Nuno Nobre, ilustrador de 29 anos residente em Almada. O português conta ao Cinemax que esta oportunidade surgiu quando foi a Nova Iorque fazer um Workshop de Desenhos Animados. "Decidi investigar as editoras que existiam nos Estados Unidos, enviei o meu portefólio e currículo a algumas e chamaram-me da Bluewater. O editor gostou do meu traço e do tipo de linha dos meus trabalhos".
 
Baseando-se em fotografias e imagens de filmes desde a infância até aos dias de hoje, Nuno Nobre confessa ter sido um desafio retratar uma mulher conhecida como uma das mais bonitas do mundo, apesar de ter tido bastante liberdade criativa. "Foi difícil porque a técnica tão pouco permite uma cópia exacta da Angelina, ou mesmo detalhar as expressões faciais. O processo a caneta dificulta esse objectivo".

Darren Davis, director da Bluewater Publisher, confessa estar muito contente por ter o português a bordo da sua equipa, e já se encontra a delinear um novo projecto para ele. No final do mês Nuno iniciará uma banda desenha para uma colectânea de comics sobre o actor Vincent Price, e provavelmente trabalhará noutro projecto da "Female Force" já em meados de Março.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaBiografiaAnimação