Antevisão Óscares 2014: os pretendentes
"12 Anos Escravo" é um dos maiores favoritos aos próximos Oscars.

Oscar 2014  

Antevisão Óscares 2014: os pretendentes

Com as nomeações para os Globos de Ouro na mesa, que filmes, realizadores e atores têm maiores hipóteses de surgir entre os finalistas escolhidos pela Academia?

Primeiro que tudo, as datas. Os nomeados para os Oscars 2014 (que, como sempre dizem respeito a filmes estreados no ano anterior) serão conhecidos a 16 de janeiro. A entrega dos prémios terá lugar um mês e meio depois, a 2 de março.

Este ano, a lista de votantes cresceu, com o reconhecimento de mais uma categoria profissional, os diretores de casting, e o fim das quotas que limitavam o número de membros em cada categoria. Serão cerca de seis mil os associados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com possibilidade de exercer o direito de escolha na atribuição das estatuetas.

Com as primeiras distincões da crítica e nomeações para os Globos de Ouro já conhecidas, é possível elaborar uma lista de favoritos aos próximos Oscars.

O nosso destaque, com base nas tendências observadas até ao momento, vai para os seguintes filmes:


12 Anos Escravo (12 Years a Slave)

Com: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Brad Pitt, Benedict Cumberbatch, Paul Dano, Sarah Paulson
Realização: Steve McQueen
Argumento John Ridley, Steve McQueen

Sinopse: Um homem livre é raptado em Nova Iorque e levado como escravo para uma plantação no sul dos EUA nos anos que antecederam a Guerra Civil.

Hipóteses: É um dos grandes favoritos do ano. Tem praticamente garantida a nomeação para melhor filme e melhor realizador. Chiwetel Ejiofor é um dos candidatos mais fortes na representação masculina. Fassbender deverá seguir-lhe o exemplo nos secundários.

Estreia em Portugal: 2 de janeiro 2014
*****

Golpada Americana (American Hustle)
Com: Bradley Cooper, Jeremy Renner, Christian Bale, Amy Adams, Jennifer Lawrence
Realização: David O. Russell
Argumento: Eric Singer

Sinopse: Nos anos 70, dois vigaristas são forçados a trabalhar como informadores das autoridades com o objetivo de desmascarar uma rede de corrupção que se estendia de Atlantic City a Washington.

Hipóteses: O segundo grande favorito. As nomeações nas principais categorias estão quase certas. Cooper e Bale são candidatos nas categorias de representação.

Estreia em Portugal: 23 de janeiro 2014
*****
Gravidade (Gravity)
Com: Sandra Bullock, George Clooney
Realização: Alfonso Cuarón
Argumento: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón, Rodrigo García

Sinopse: Uma missão de rotina no espaço é atingida pelo desastre. A nave é destruída e deixa dois astronautas sozinhos - agarrados um ao outro e em direção ao espaço profundo.

Hipóteses: Outro dos maiores favoritos. Forte entre o melhor filme, Cuarón como melhor realizador e Sandra Bullock é a maior candidata ao Oscar de melhor atriz. Será forte também nas categorias técnicas.

Estreia em Portugal: 10 de outubro 2013
*****
Capitão Phillips (Captain Phillips)
Com: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Max Martini, Catherine Keener, Yul Vazquez, Corey Johnson, David Warshofsky, John Magaro, Michael Chernus, Angus MacInnes, Chris Mulkey
Realização: Paul Greengrass
Argumento: Billy Ray

Sinopse: Baseado na história real da tomada do navio cargueiro norte-americano MV Maersk Alabama por piratas somalis, em 2009, o primeiro assalto a um navio de carga em 200 anos.

Hipóteses: A partir daqui as certezas descrescem. Nomeação para melhor filme e Paul Greengrass entre os realizadores, Hanks como ator principal e o estreante Barkhad Abdi nos secundários? Bastante provável.

Estreia em Portugal: 24 de outubro 2013
*****
Nebraska

Com: Bruce Dern, Will Forte, June Squibb, Bob Odenkirk, Stacy Keach
Realização: Alexander Payne
Argumento: Bob Nelson

Sinopse: Pai e filho viajam do Montana para o Nebraska onde vão receber um prémio monetário. Durante o caminho, revêem amigos, parentes e conhecido a quem o pai deve dinheiro.

Hipóteses: Alexander Payne tem fortes possibilidades de entrar nos cinco realizadores nomeados. Melhor filme? Quase de certeza. Entre os atores, o papel de Bruce Dern faz o género da Academia e cheira muito a Oscar.

Estreia em Portugal: n.d.
*****
A Propósito de Llewyn Davis (Inside Llewyn Davis)
Com: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, Garrett Hedlund, John Goodman, F. Murray Abraham
Realização: Joel Coen, Ethan Coen
Argumento: Ethan Coen, Joel Coen

Sinopse: Um cantor e autor navega pela cena da música folk nova-iorquina durante a década de 60.

Hipóteses: Nomeações para melhor argumento e realização para os irmãos Coen quase certas e a inclusão na lista dos candidatos a melhor filme bastante provável. Oscar Isaac muito falado como candidato a melhor ator acabou esquecido nas nomeações da sua própria associação.

Data de estreia em Portugal: 19 de dezembro 2013.
*****
Her

Com: Joaquin Phoenix, Olivia Wilde, Amy Adams, Rooney Mara, Scarlett Johansson, Chris Pratt
Realização: Spike Jonze
Argumento: Spike Jonze

Sinopse: Um escritor solitário, apaixona-se pelo novo sistema operativo do seu computador.

Hipóteses: A única certeza que temos é que Scarlett Johansson não poderá concorrer pelo seu papel de "voz do sistema operativo". Joaquin Phoenix deverá chegar à nomeação para melhor ator. Conseguirá Spike Jonze mais do que a provável referência entre os argumentos originais?

Estreia em Portugal: 13 de fevereiro 2014
*****
Os restantes filmes a considerar

A partir daqui as coisas complicam-se um pouco. Até onde chegará "O Lobo de Wall Street" de Martin Scorsese? Melhor filme, melhor realizador e argumento? E os atores, num ano em que a concorrência é enorme?

"O Mordomo" já foi considerado como um dos favoritos. Mas isso foi há uns meses largos. A falta de apoio crítico e uma carreira mediana nas bilheteiras poderão ter arrumado as ambições do filme de Lee Daniels. Talvez Forrest Whitaker consiga uma nomeação para melhor ator...

"O Clube de Dallas" é um dos mal amados desta temporada de prémios. A imprensa norte-americana não tem grande fé no filme de Jean-Marc Vallée. Apostamos mais em Matthew McConaughey e Jared Leto para um lugar entre os nomeados.

"Um Quente Agosto"
tem na habitual Meryl Streep uma das hipóteses mais forte entre as categorias principais.

Um candidato de última hora, "Filomena" tem ganho tração entre os jornalistas. Dificilmente será um dos mais nomeados do ano, mas é preciso ter em conta os nomes de Judi Dench e Steve Coogan entre os atores. Quem sabe se Stephen Frears, sendo um nome já conhecido da Academia, não conseguirá uma surpresa?

"Saving Mr. Banks" tem sido empurrado para a ribalta, por ser uma história passada em Hollywood e pelo protagonismo de Tom Hanks e Emma Thompson, dois nomes importantes para os membros da Academia.

por
publicado 19:45 - 17 dezembro '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2014