Argo premiado nos BAFTA
Os produtores George Clooney e Grant Heslov acompanham o realizador Ben Affleck: o trio de "Argo".

Oscars 2013  

"Argo" premiado nos BAFTA

Filme de Ben Affleck confirma favoritismo e recolhe três prémios da Academia Britânica de Cinema.

O filme 'Argo' venceu mais uma etapa na caminhada para os óscares, ao arrecadar o galardão atribuído pela Academia Britânica de Cinema e Televisão para o Melhor Filme. Além da consagração do filme, o realizador e ator Ben Affleck foi distinguido com o prémio de melhor realizador.

Nos últimos quatro anos seguidos, e em cinco dos últimos dez, o filme galardoado com o Bafta recebeu também o Oscar, o mais importante e mediatizado galardão da indústria cinematográfica, o que coloca o drama passado.

Na grande noite da indústria cinematográfica britânica, realizada domingo à noite na Royal Opera House de Londres, o filme "Argo", do ator e realizador norte-americano Ben Affleck, saiu como grande vencedor nas categorias principais de melhor filme e melhor realizador, tendo também arrecadado a distinção para melhor montagem.

Produzido pelo ator George Clooney e Grant Heslov, "Argo" deixou para trás o filme "Lincoln", que se ficou pelo prémio Bafta para melhor ator, graças ao desempenho do ator britânico Daniel Day-Lewis.

O filme realizado por Steven Spielberg era o mais nomeado nos prémios da academia britânica.

A atriz francesa Emmanuelle Riva, de 85 anos, arrecadou o prémio Bafta para melhor atriz, pelo seu desempenho no filme da autoria de Michael Haneke. "Amor" também recebeu a distinção de melhor filme estrangeiro.

O filme de Haneke concorre também ao Oscar de filme estrangeiro. Nos Bafta, "Amor" estava nomeado com "Amigos Improváveis", "Ferrugem e Osso", "Headhunters" e "A Caça - The Hunt".

O filme que maior número de prémios arrecadou foi o musical "Os Miseráveis": melhor atriz secundária, melhor montagem de som, melhor design e melhor maquilhagem e cabelos.

Confirmando as previsões, a atriz norte-americana Anne Hathaway venceu o galardão de melhor atriz secundária pelo seu desempenho no musical.

O galardão para melhor ator secundário foi para o austríaco Christoph Waltz pela sua interpretações no filme do realizador Quentin Tarantino "Django Libertado", que também foi distinguido com na categoria melhor argumento original.

Já "007 - Skyfall", o filme de Sam Mendes em torno da personagem James Bond, venceu na categoria de melhor filme britânico do ano, enquanto que o "Searching For Sugar Man",dirigido e escrito pelo sueco Malik Bendjelloul, foi distinguido como melhor documentário.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2013