As recomendações Cinemax para 2017 (cinema independente)

Mais Cinema  

As recomendações Cinemax para 2017 (cinema independente)

Colocámos numa lista alguns dos filmes com maior potencial para entusiasmar os fãs de bom cinema durante o ano de 2017.

É uma lista necessariamente incompleta e concentrada na primeira metade do ano porque a tal obriga a indefinição nas datas de estreia, dominadas pelos lançamentos dos grandes estúdios. Mesmo assim, pela sua relevância, arriscámos acrescentar alguns filmes ainda em fase de acabamento.

Da América do Norte incluímos um dos favoritos da crítica local com pretensões a uma presença nos próximos Óscares, "Manchester by the Sea", de Kenneth Lonergan; os novos filmes do mestre Scorsese, sobre os jesuítas portugueses no Japão; de Jim Jarmusch, sobre um motorista de autocarro poeta; e de Terrence Malick, que mantém o frenesim criativo dos últimos anos. Da Europa, as próximas longas metragens do austríaco Michael Haneke, do francês Arnaud Desplechin, e da alemã Maren Ade. No cinema português, destacamos "São Jorge", de Marco Almeida e "Fátima - Os Caminhos da Alma", de João Canijo.

Bom ano e bons filmes.

5 de janeiro

Manchester by the Sea

Realizador: Kenneth Lonergan
Elenco: Casey Affleck, Kyle Chandler, Lucas Hedges
Sinopse: Em MANCHESTER BY THE SEA, o mais recente filme do premiado cineasta Kenneth Lonergan (Margaret, Podes Contar Comigo), a vida de um solitário servente de Boston é irreversivelmente transformada quando ele regressa à sua cidade natal para cuidar do sobrinho adolescente que ficou recentemente orfão. A história dos Chandlers, uma família de classe trabalhadora que há gerações vive na mesma vila piscatória em Massachusetts, faz deste filme uma exploração, profundamente comovente e inesperadamente divertida, do poder do amor familiar, do sentido de comunidade, do sacrifício e da esperança humana.

12 de janeiro


A Morte de Luís XIV

Realizador: Albert Serra
Elenco: Jean-Pierre Léaud, Patrick d'Assumçao, Marc Susini
Sinopse: Um dia, ao voltar de uma caçada, Luís XIV começa a sentir uma dor na perna... Duas semanas depois está profundamente doente, acamado em Versailles. Rodeado pela sua corte, este é o início da agonia do rei mais importante da França. Consegue apenas ir a algumas reuniões, mas dificilmente consegue governar. A sua esposa Madame de Maintenon, o seu filho Luís XV e o médico Fagon temem o seu último suspiro, tentando escondê-lo do público para preservar o futuro da França.

19 de janeiro


Silêncio

Realizador: Martin Scorsese
Elenco: Andrew Garfield, Liam Neeson, Adam Driver
Sinopse: No século XVII, dois padres jesuítas vindos de Portugal - Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver) - viajam até ao Japão, sob ordens da igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), que alegadamente cometeu apostasia. Nas terras nipónicas sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pela mão do seu próprio governo. Eventualmente, o par separa-se com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos.

2 de fevereiro


Paterson

Realizador: Jim Jarmusch
Elenco: Adam Driver, Kara Hayward, Sterling Jerins
Sinopse: Paterson é motorista de autocarro na cidade de Paterson, New Jersey – ele e a cidade partilham o mesmo nome. Todos os dias Paterson segue a mesma rotina: percorre a rota diária, observando a cidade à medida que a vê passar pelo espelho retrovisor, e ouve fragmentos das conversas em redor. Escreve poemas num caderno, passeia Marvin, um buldogue inglês, e vai para casa ter com a sua mulher, Laura. Por outro lado, o mundo de Laura está sempre em mudança, com novos sonhos a cada dia. Paterson ama Laura e ela ama-o também. Ele apoia os projectos de Laura, ela impulsiona o talento de Paterson para a poesia.

16 de fevereiro

Mulheres do Século XX
Realizador: Mike Mills
Elenco: Elle Fanning, Annette Bening, Greta Gerwig
Sinopse: Passado em 1979, MULHERES DO SÉCULO XX retrata a vida de Dorothea Fields (Annette Bening), uma mãe solteira na casa dos 50 que está a cuidar do seu filho adolescente (Lucas Jade Zumann), durante uma época de mudanças culturais e de revolução. Na educação de Jamie, Dorothea conta com a ajuda de duas mulheres mais novas, Abbie (Greta Gerwig), uma artista punk que arrenda um quarto na casa dos Fields, e Julie (Elle Fanning), uma inteligente e provocadora adolescente.

16 de fevereiro

Toni Erdmann
Realizador: Maren Ade
Elenco: Peter Simonischek, Sandra Hüller, Lucy Russell
Sinopse: Ines é uma mulher de negócios de uma grande empresa alemã sediada em Bucareste. Quando o pai lhe aparece inesperadamente, Ines não consegue esconder a sua contrariedade. Embora leve uma vida perfeitamente organizada sem qualquer solavanco, quando o pai lhe pergunta: "És feliz?", a sua incapacidade em responder desencadeia uma perturbação profunda. Este pai irritante – do qual ela se envergonha – faz tudo para a ajudar a encontrar um sentido para a vida, recorrendo à invenção dum personagem: o engraçado Toni Erdmann...

23 de fevereiro

T2: Trainspotting
Realizador: Danny Boyle
Elenco: Ewan McGregor, Jonny Lee Miller, Ewen Bremner
Sinopse: Primeiro houve uma oportunidade... depois uma traição. Passaram 20 anos. Muito mudou, muito ficou na mesma Mark Renton (Ewan McGregor) regressa ao único lugar ao qual alguma vez chamou a sua casa. Eles estão à espera dele: Spud (Ewen Bremner), Sick Boy (Jonny Lee Miller) e Begbie (Robert Carlyle). Outros velhos amigos também o aguardam: mágoa, perda, alegria, vingança, ódio, amizade, amor, desejo, medo, arrependimento, diamorfina, auto-destruição e perigo de morte – todos alinhados para lhe dar as boas vindas, prontos para entrar na dança.

9 de março

São Jorge
Realizador: Marco Martins
Elenco: Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Jean-Pierre Martins, Gonçalo Waddington
Sinopse: Jorge, boxeur, desempregado, corre o risco de perder o seu filho e a sua mulher, quando esta decide regressar ao Brasil. Em desespero, aceita trabalho numa empresa de cobranças difíceis. Ironicamente, Jorge passa a intimidar aqueles que, como ele, se veem a braços com dívidas que não conseguem pagar. Impele-o a fé numa vida melhor para a sua família, mesmo quando se vê empurrado para um caminho de marginalidade.

9 de março

Neruda

Realizador: Pablo Larraín
Elenco: Gael García Bernal, Luis Gnecco,Mercedes orán
Sinopse: Em finais dos anos 40, um inspetor persegue Pablo Neruda, o poeta chileno vencedor de um Prémio Nobel, que se torna um fugitivo no seu próprio país por se ter filiado no Partido Comunista.

27 de abril

Song to Song

Realizador: Terrence Malick
Elenco: Christian Bale, Ryan Gosling, Natalie Portman
Sinopse: Obsessão, traição e dois triângulos amorosos com a ação centrada na cena musical da cidade de Austin, no Texas.

27 de abril

Fátima - Caminhos da Alma
Realizador: João Canijo
Elenco: Rita Blanco, Anabela Moreira, Marcia Breia
Sinopse: Um grupo de 10 mulheres parte de uma aldeia no extremo norte de Portugal em Peregrinação até Fátima. Ao longo de 10 dias fazem a travessia de meio país em esforço e sacrifício para cumprir as suas promessas e devoção à Virgem. O cansaço extremo fragiliza os ânimos, perdem o controlo das aparências e deixam cair as máscaras. O sofrimento, as limitações físicas e a vulnerabilidade levam-nas a momentos de rutura. Revelam-se então as suas identidades e motivações profundas. No meio de um enorme sofrimento e exaustão, cada uma terá de resistir e reencontrar o seu próprio caminho para a redenção.

Sem data

Happy End
Realizador: Michael Haneke
Elenco: Isabelle Huppert, Mathieu Kassovitz, Jean-Louis Trintignant
Sinopse: Drama sobre uma família que vive em Calais enquanto decorre a crise dos refugiados.

Sem data

 D'après Une Histoire Vraie
Realizador: Roman Polanski
Elenco: Emmanuelle Seigner, Eva Green, Vincent Pérez
Sinopse: Adaptação ao cinema do romance homónimo de Delphine de Vigan com argumento de Olivier Assayas. Uma escritora passa por uma fase negativa após o lançamento do seu mais recente livro e vê-se perante uma admiradora que lhe impõe a sua influência, a força a cortar com amigos e família, e assume o controle criativo da próxima obra.

Sem data

Les Fantômes d'Ismaël
Realizador: Arnaud Desplechin
Elenco: Mathieu Amalric, Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg
Sinopse: Em vésperas de iniciar a rodagem do seu novo filme, a vida de um cineasta é virada de cabeça para baixo pelo reaparecimento de um amor perdido...

Sem data

The Beguiled
Realizadora: Sofia Coppola
Elenco: Colin Farrell, Nicole Kidman, Kirsten Dunst
Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, um soldado da União ferido procura acolhimento num internato para raparigas.

Sem data

The Killing of a Sacred Deer
Realizador: Yorgos Lanthimos
Elenco: Colin Farrell, Nicole Kidman, Alicia Silverstone
Sinopse: As tentativas de um adolescente para apresentar um cirurgião brilhante à sua família disfuncional sofrem uma reviravolta inesperada.

por
publicado 14:53 - 17 janeiro '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema