Mel Gibson com Andrew Garfield — rodagem de

26 Fev 2017 2:56

Uma vez que a questão da diversidade já foi reconhecida como um tema central da renovação, não apenas dos Óscares, mas da própria Academia de Hollywood, vale a pena perguntar se tal renovação passa também pelas gerações.

Há, talvez, uma maneira de definir a actual conjuntura, dizendo que no jogo entre os velhos e os novos, a miragem da juventude é mais forte. Repare-se no que aconteceu a dois veteranos: Martin Scorsese e Oliver Stone (74 e 70 anos, respectivamente). É bem verdade que os seus filmes — "Silêncio" (Scorsese) e "Snowden" (Stone) — se contam entre os mais ousados de 2016. O certo é que o primeiro teve apenas uma nomeação (Rodrigo Prieto, fotografia) e o segundo ficou a zero.
Eis cinco personalidades a destacar nesse jogo de idades:
* LUCAS HEDGES — interpreta o sobrinho de Casey Affleck em "Manchester By the Sea" e é, este ano, o mais novo dos nomeados em todas as categorias — 20 anos. Começámos a reparar nele em "Moonrise Kingdom" (2012), de Wes Anderson.
* MERYL STREEP — com três Óscares já ganhos, obtém a sua vigésima nomeação graças a "Florence, uma Diva Fora de Tom" — aos 67 anos, surge como a pessoa mais idosa entre todos os intérpretes nomeados deste ano (Jeff Bridges, nomeado por "Custe o que Custar", tem a mesma idade).
* DAMIEN CHAZELLE — já tinha sido nomeado para melhor argumento adaptado por "Whiplash" (2015); agora, com "La La Land", é candidato aos Óscares de argumento original e realização. É o mais novo dos cinco nomeados nesta categoria, tendo completado 32 anos a 19 de Janeiro.

* MEL GIBSON — com os seus 61 anos, acaba por ser o mais velho dos realizadores este ano nomeados pela Academia. Ganhou com as suas anteriores duas nomeações: melhor realizador e melhor filme (enquanto produtor), por "Braveheart" (1995).
* COLLEEN ATWOOD — as 68 anos, é uma das figuras mais prestigiadas em Hollywood no domínio do guarda-roupa — está nomeada por "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los". Já ganhou três Óscares, com "Chicago" (2002), "Memórias de uma Gueixa" (2005) e "Alice no País das Maravilhas" (2010).

_____

> Eis uma pequena montagem do site Art of the Film sobre os cinco nomeados deste ano na categoria de melhor guarda-roupa.


  • cinemaxeditor
  • 26 Fev 2017 2:56

+ conteúdos