Ficção científica • Mais Cinema • Mais Cinema • Cinema Norte-americano • 3D
"Avatar": primeiras impressões
O trailer disponível na internet não faz justiça às primeiras imagens exibidas em sessões 3D para espectadores convidados. Pandora é mesmo um novo território.
A operação destinada a levantar o véu sobre o novo filme de James Cameron ficou concluída com a projecção de uma pequena montagem de 15 minutos que reúne algumas cenas já acabadas - em alguns países estas sessões especiais para convidados realizaram-se em salas Imax, enquanto que em Portugal aconteceram em cinemas com projecção digital 3D.

O avatar do marine Jake Sully num admirável mundo novo.
As breves e incompletas sequências que foram mostradas demonstram que o esforço de James Cameron para criar um mundo alienígena totalmente novo foi conseguido. As plantas e os animais são completamente diferentes do que vimos em filmes do género e a floresta tropical de Pandora é um espaço físico hostil e que apetece explorar. O objectivo de imergir o espectador nesse ambiente parece resultar de forma efectiva.
As cenas que foram mostradas correspondem a momentos da primeira parte do filme, revelam pouco da história e confirmam a linha narrativa que o trailer desenvolve.
A figura central de "Avatar" é interpretada por Sam Worthington, o actor de "Exterminador Implacável: Salvação". Ele surge no papel de Jake Sully, um marine paralisado da cintura para baixo que viaja até um planeta alienígena chamado Pandora. Através de uma operação telepática a sua mente é transportada para o corpo de um humanoíde com aparência de elfo pertencente à raça dos Na' vi.
O épico de ficção científica aparenta um estilo hiper realista que é notório nas imagens já disponibilizadas. Só que o trailer difundido na internet deixa a impressão de que os cenários do filme são semelhantes aos de alguns jogos de video, e não faz justiça às cenas projectadas em 3D.
Nesta altura é possível afirmar que a operação original de antecipação do filme desenhada pela 20th Century Fox vai surtir algum efeito. As imagens projectadas em cinema geram expectativa e despertam o interesse para a história.
Mas a fasquia estás muito alta: "Avatar" custou $240 milhões, implicou um investimento em novas tecnologias e é o filme de James Cameron que sucede a "Titanic". E além disso o realizador acredita que pode revolucionar os hábitos de ver cinema.
> As primeiras imagens de "Avatar" foram vistas na sala 1 do UCI Arrábida, sexta-feira, dia 21 de Agosto, numa sessão especial à porta fechada a que público e impresa acederam mediante apresentação de convite
O avatar do marine Jake Sully num admirável mundo novo.
por Tiago Alves
publicado 15:58 - 05 dezembro '09