Aventura na casa assombrada:cinema para jovens e antigos leitores
A casa, em Sintra, que serviu de cenário para a primeira aventura no cinema

Mais CinemaFantásticoMais CinemaCinema Português  

Aventura na casa assombrada:
cinema para jovens e antigos leitores

A colecção de livros "Uma Aventura..." chega ao cinema pela mão de Carlos Coelho da Silva. O filme mistura terror, acção e comédia, numa aposta inédita para o cinema português.

O livro "Uma aventura na Casa Assombrada" foi lançado em 1997, mas parece ter os ingredientes certos para o cinema dos dias de hoje.

O realizador Carlos Coelho da Silva, responsável pela adaptação televisiva, explica que fez cerca de 3.000 planos, mais de 500 têm efeitos especiais que hoje em dia são atractivos para a fasquia de público infanto-juvenil.

Depois de ter realizado o biopic "Amália", Carlos Coelho da Silva admite que precisava de descontrair, ainda que "Uma Aventura na Casa Assombrada" tenha sido um projecto exigente e tecnicamente complexo.

A história gira em torno dos cinco amigos já conhecidos nos livros de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que desta vez não resistem aos mistérios e segredos de uma casa supostamente assombrada.

Um dos actores que transita da série de televisão para o cinema é Francisco Areosa, o destemido Chico, que cumpre mais uma vez o registo de radical do grupo, disposto a enfrentar os desafios.

A adaptação para cinema mantém-se fiel ao espírito dos livros, e foi acompanhada pelas duas autoras, ainda antes de Isabel Alçada ter aceite o cargo de ministra da educação.

Ana Maria Magalhães sublinha a capacidade de gerir os efeitos especiais com os valores que passaram ao longo de 28 anos, nas páginas dos livros. A autora garante que a colecção vai continuar e que mantém um calendário de trabalho com Isabel Alçada.

O resultado final permite o reencontro de muitos leitores, hoje em dia adultos, com a colecção "Uma Aventura...", e tem as características ideais para servir de convite a uma sessão em família.

A ver vamos se consegue competir com as estreias norte-americanas preparadas para render nas salas durante a quadra natalícia.


UMA AVENTURA NA CASA ASSOMBRADA

De Carlos Coelho da Silva
com Mariana Martinho, Margarida Martinho, Francisco Areosa Aventura
80m
M/12
POR
2009

> Ouça a antevisão com declaração do realizador e da autora

 

 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaFantásticoMais CinemaCinema Português