BAFTA: O Artista lidera nomeações britânicas

Oscars 2012  

BAFTA: "O Artista" lidera nomeações britânicas

O filme francês sobre o cinema mudo totaliza 12 nomeações para os prémios britânicos de cinema, seguido de "A Toupeira" e "A Invenção de Hugo".

Os nomeados para os prémios da British Academy of Film and Television Arts  (BAFTA) foram anunciados esta terça-feira, em Londres, com "O Artista" a assumir a liderança com 12 nomeações. Depois de conquistar três Globos de Ouro, no domingo, o filme de Michel Hazanavicius está nomeado para algumas das principais categorias dos BAFTA, como melhor filme, realizador, argumento, ator e atriz.

"O Artista" conta a história de um ator do cinema mudo que é ameaçado pelo advento do sonoro. É um retrato do cinema dos anos 20, a preto e branco, que tem somado prémios nas últimas semanas, e é já apontado como o grande favorito aos Óscares.

No segundo lugar da lista de nomeados para os prémios mais importantes do cinema britânico encontra-se o filme "A Toupeira", de Tomas Alfredson, com 11 nomeações, entre elas a de melhor filme, realizador e ator principal. 

Os restantes candidatos a melhor filme do ano são "Os Descendentes", "As Serviçais" e "Drive – Risco Duplo".

Na categoria de melhor filme britânico estão nomeados os filmes "A Minha Semana com Marilyn", "Shame", "A Toupeira", "Temos de Falar Sobre Kevin" e "Senna" (igualmente nomeado para melhor documentário).

Entre os mais nomeados para os BAFTA 2012, além de "O Artista" e "A Toupeira" encontram-se "A Invenção de Hugo", com nove nomeações, "A Minha Semana com Marilyn", com seis, "As Serviçais" e "Cavalo de Guerra", indicados para cinco prémios cada.

Michel Hazanavicius ("O Artista"), Tomas Alfredson ("A Toupeira"), Nicolas Winding Refn ("Drive – Risco Duplo"), Lynne Ramsay ("Temos de Falar Sobre Kevin"), e Martin Scorsese ("A Invenção de Hugo"), são os candidatos ao prémio de realização. 

Martin Scorsese é protagonista nesta edição dos BAFTA  através de dois filmes. "A Invenção de Hugo", com  nove nomeações (incluindo melhores efeitos especiais, realizador e música original), e "Living in the Material World", sobre a vida do ex-Beatle George Harrison, foi nomeado para melhor documentário.

Meryl Streep ("A Dama de Ferro") está nomeada na categoria de melhor actriz ao lado de Berenice Bejo ("O Artista"), Tilda Swinton ("Temos de Falar Sobre Kevin”), Viola Davis ("As Serviçais"), e Michelle Williams ("A Minha Semana com Marilyn").

No campo masculino os candidatos são George Clooney ("Os Descendentes"), Jean Dujardin ("O Artista"), Brad Pitt ("Moneyball – Jogada de Risco"), Gary Oldman ("A Toupeira"), e Michael Fassbender ("Shame").

"Uma Separação", filme iraniano de Asghar Farhadi, está nomeado na categoria de melhor filme estrangeiro com "Pina", de Wim Wenders, "Incendies", de Denis Villeneuve, "A Pele Onde Eu Vivo", de Pedro Almodóvar e "Potiche - Minha Rica Mulherzinha", de François Ozon.

Os vencedores dos BAFTA serão conhecidos no dia 12 de Fevereiro, em Londres, numa cerimónia apresentada pelo actor Stephen Fry.

BAFTA 2012: principais nomeadosMELHOR FILME

O Artista
Os Descendentes»
Drive - Duplo Risco
As Serviçais
A Toupeira

MELHOR FILME ANIMADO:

As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne
Arthur Christmas
Rango

MELHOR REALIZADOR

O Artista, Michel Hazanavicius
Drive - Duplo Risco, Nicolas Winding Refn
Hugo, Martin Scorsese
A Toupeira, Tomas Alfredson
Temos de Falar Sobre Kevin, Lynne Ramsay

MELHOR ATOR:

Brad Pitt, Moneyball - Jogada de Risco
Gary Oldman, A Toupeira
George Clooney, Os Descendentes
Jean Dujardin, O Artista
Michael Fassbender, Shame

MELHOR ATRIZ:

Bérénice Bejo, O Artista
Meryl Streep, A Dama de Ferro
Michelle Williams, A Minha Semana Com Marylin
Tilda Swinton, Temos de Falar Sobre Kevin
Viola Davis, As Serviçais

MÚSICA ORIGINAL

O Artista - Ludovic Bource
Millennium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres» - Trent Reznor, Atticus Ross
A Invenão de Hugo - Howard Shore
A Toupeira - Alberto Iglesias
Cavalo de Guerra - John Williams

A lista completa das nomeações pode ser consultada aqui.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012