BIRD (1988)

DVD  

BIRD (1988)

O seu mais recente filme, "Outra Vida/Hereafter", é revelador: Clint Eastwood é um cineasta dos limites das relações humanas e, em particular, das fronteiras do próprio imaginário americano. Por vezes, esse seu trabalho de metódica introspecção tem passado por personagens verídicas. Assim aconteceu com esta biografia de Charlie Parker (1920-1955), muito para além das convenções correntes do tradicional biopic: "Bird" é, de uma só vez, um maravilhoso inventário jazzístico e uma viagem através dos fantasmas de uma existência trágica, dir-se-ia assombrada pela sua própria grandeza.

A paixão de Clint Eastwood pela música — e, muito em particular, pelo jazz — atravessa toda a sua obra de realizador. Muitas vezes através das bandas sonoras dos seus filmes; em alguns casos, abordando personagens verídicas: é o caso desta memória, terna e trágica, da vida fulgurante de Charlie Parker.

Revisitando os caminhos do jazz — e, em particular, as convulsões do bebop ao longo da década de 1940 —, Eastwood devolve-nos a complexidade emocional de uma personagem bigger than life. Daí que este filme seja também uma verdadeira dádiva para o seu intérprete principal: nunca, como aqui, Forest Whitaker foi tão subtil e tão comovente.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD