Balada de um Batráquio vence festival no Brasil
"Balada de um Batráquio" eleito melhor filme no Festival de Belo Horizonte

Cinema português  

"Balada de um Batráquio" vence festival no Brasil

Já premiada em Berlim, com um Urso de Ouro, a curta-metragem "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, venceu agora o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, no Brasil.

"Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, recebeu o Prémio de Melhor Filme da Mostra Competitiva Internacional do 18º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, Brasil. De acordo com a acta do júri, foram estas as motivações da distinção atribuída:

"Utilizando elementos fabulares e relativos à memória que culminam em uma intervenção social revigorante, a jovem cineasta encara de frente a histórica xenofobia europeia, buscando estabelecer uma possibilidade de combate, convocando as novas gerações a ir contra o status de preconceitos ainda predominantes na sociedade. Pela contundente proposta e inventiva construção de uma narrativa ao mesmo tempo bem humorada e vigorosa, simples e sofisticada, o júri do 18º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte elege "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, como melhor filme da Competitiva Internacional."

Em tom sarcástico, que não exclui elementos documentais, "Balada de um Batráquio" denuncia a utilização de sapos de louça como elemento simbólico contra os ciganos — é uma produção Uma Pedra no Sapato. Recorde-se que, entre os vários prémios já ganhos pelo filme de Leonor Teles, se inclui o Urso de Ouro de Melhor Curta-Metragem no Festival de Berlim.

por
publicado 23:08 - 18 agosto '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português