«Barbara» vale Prémio Jean Vigo a Mathieu Amalric
Jeanne Balibar e Mathieu Amalric no filme "Barbara", realizado por Amalric

Prémios  

«Barbara» vale Prémio Jean Vigo a Mathieu Amalric

Graças ao filme "Barbara", recentemente apresentado no Festival de Cannes, o actor e realizador francês Mathieu Amalric foi distinguido com o prestigioso Prémio Jean Vigo.

O actor e realizador Mathieu Amalric foi distinguido com o Prémio Jean Vigo pelo seu trabalho em "Barbara", um drama evocativo da cantora francesa Monique Serf (1930-1997) cujo nome artístico era, precisamente, Barbara.

Considerado uma das mais prestigiosas distinções do cinema francês, o Prémio Jean Vigo destina-se a consagrar a "originalidade e independência" criativa, sendo atribuído nas categorias de longa e curta-metragem — Emmanuel Marre venceu nesta última categoria, graças a "Le Film de l'Été".
 
Entre os autores já consagrados desde a sua criação, em 1951, incluem-se Jean-Luc Godard, Maurice Pialat, Alain Resnais, Claude Chabrol, Philippe Garrel, Olivier Assayas, Bruno Dumont, Laurent Cantet, Xavier Beauvois, Alain Guiraudie e Albert Serra (vencedor em 2016).

A personagem de Barbara é interpretada por Jeanne Balibar, contracenando com o próprio Amalric, no papel de um realizador de cinema que prepara um filme sobre a cantora. Trata-se do sétimo título dirigido por Amalric, estando adquirido para o mercado português pela Leopardo Filmes.

O júri atribuiu ainda um prémio honorário ao cineasta finlandês Aki Kaurismäki, "por ter inventado um estilo único de cinema social e poético, combinando humor e dramatismo, sendo ao mesmo tempo encantado e desencantado".

Recorde-se que "Barbara" foi apresentado no recente Festival de Cannes, como filme de abertura da secção "Un Certain Regard". O respectivo júri, presidido por Uma Thurman, atribuiu-lhe um prémio de "Poesia do Cinema". 

por
publicado 14:57 - 13 junho '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu