Bela Vista no cinema

Cinema Português  

Bela Vista no cinema

Três filmes produzidos e realizados no bairro da Bela Vista, em Setúbal, vão estrear em sala a 7 de Novembro.

Com universos e géneros distintos, mas com um mesmo ambiente social que os relaciona, "Um Fim do Mundo", "Cama de Gato" e "Bela Vista" apresentam visões ficcionais e documentais de um mesmo bairro e das personagens que o habitam.

Ambos os filmes estrearam em festivais nacionais – "Cama de Gato" no IndieLisboa'12, "Bela Vista" no doclisboa'12 e "Um Fim do Mundo" no IndieLibsoa'13 e têm marcado desde então presença em festivais internacionais como o IDFA em Amesterdão, o FIDOCS no Chile ou ainda o Festival de Cannes e a Berlinale.

"Um Fim do Mundo" é uma ficção e a primeira longa metragem de Pedro Pinho, que o realizador descreve como "uma deambulação minimalista, onde não se passasse nada mas tudo pudesse acontecer. Um grupo de raparigas e rapazes perdidos num tempo estendido, num dia que se prolonga sem querer acabar. Uma praia no principio do Verão com corpos estendidos ao sol que nem lagartos e incursões colectivas na água ainda fria do oceano."

"Cama de Gato", ficção filmada em estilo documental dos realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra, tem uma protagonista, Joana, uma jovem mãe que, segundo os realizadores, é "uma boneca de loiça pintada, frágil, pálida, com um laçarote na cabeça. Aos poucos foi-se partindo ganhando uma complexidade encantadora."

"Bela Vista", dos mesmos realizadores, é um documentário que retrata a Bela Vista, em Setúbal, através das fileiras de prédios interligados por corredores que denunciam a vida do bairro e as histórias que o povoam. "Somos convidados a entrar neste bairro onde vivem pessoas absolutmente comuns, onde o tempo parece arrastar-se: estendem a roupa, vêem televisão, apanham banhos de sol na varanda, a música toca e propaga-se no espaço, ouve-se de janela em janela", explica a dupla de realizadores.

"Um Fim do Mundo" foi um filme co-produzido pela Vende-se Filmes e a Terratreme e "Cama de Gato" e "Bela Vista" foram produzidos pela Vende-se Filmes. A distribuição dos três filmes está a cargo da recém-criada Projectos Paralelos, empresa irmã da Zero em Comportamento – Associação Cultural.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português