Ben Gazzara (1930 - 2012)

ObituárioCinema Norte-americano  

Ben Gazzara (1930 - 2012)

O ator Ben Gazzara distinguiu-se no teatro e ganhou popularidade no cinema, nomeadamente nos filmes de John Cassavetes.

Ben Gazzara, filho de imigrantes italianos, nasceu em Nova Iorque, a 28 de Agosto de 1930, com o nome de Biagio Anthony Gazzara. Fez com Lee Strasberg o curso do Actor Studios, em Manhattan, tal como Marlon Brando e James Dean. Gazzara estreou-se na Broadway, em 1956, com o diretor Elia Kazan, na obra de Tennessee Williams "Gata em Telhado de Zinco Quente", mas perdeu o papel para Paul Newman na versão cinematográfica da obra.

Três vezes nomeado para os prémios Tony, devido aos seus papéis no palco, Gazzara fez a sua estreia no cinema como um cadete sociopata no filme "The Strange One", de 1957. De seguida, encarnou a personagem de um assassino que é acusado, em "A Anatomia de um crime", realizado por Otto Preminger. Gazzara ficou conhecido pelos seus personagens masculinos complexos a nível emocional, e pelos vilões que fazia.

No cinema, construiu uma grande colaboração com o diretor John Cassavettes, com destaque para filmes como "Maridos" (1970), "A Morte de Um Apostador Chinês" (1976) e "Noite de Estreia" (1977).

Também trabalhou com os irmãos Joel e Ethan Coen ("O Grande Lebowski, 1998), Vincent Gallo ("Bufallo '66", 1998), Todd Solondz ("Felicidade", 1998), Spike Lee ("O Verão de Sam", 1999) e Lars Von Trier ("Dogville", 2003), entre outros.

Na televisão, Gazzara foi protagonista da série "Run for your life", da NBC, exibida entre 1965 e 1968. A sua atuação valeu-lhe duas nomeações para Emmy como ator principal de uma série dramática. Em 1985 foi nomeado pela terceira vez para o Emmy pelo filme televisivo "Early Frost". Teve de esperar até 2002 para ganhar o galardão, desta vez pelo filme para a televisão da cadeia privada HBO, "Hysterical Blindness".

Ben Gazzara divorciou-se duas vezes, estava casado com a sua mulher Elke e tinha uma filha Elizabeth. O ator faleceu na sexta-feira num hospital de Nova York. Tinha 81 anos e não resistiu a uma cancro no pâncreas.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de ObituárioCinema Norte-americano