27 Out 2015 18:44

O que Bond usa vende em todo o mundo. Um grupo de marcas com poder financeiro e apelo global acreditam nesta afirmação e pagaram somas não divulgadas – mas que se estimam em dezenas de milhões de dólares – para estarem ligadas a "Spectre", a mais recente longa-metragem com o agente secreto 007.

Os relógios Omega, as lâminas de barbear Gillette, o vodka Belvedere, a cerveja Heineken são alguns dos licenciados que adquiriram a peso de ouro o direito a utilizar o universo Bond nas suas campanhas de marketing.

Jacques de Cock, consultor e professor de marketing em Londres disse à agência Reuters que toda a atividade de marketing e promoções que rodeia o filme pode valer tanto como o dinheiro que custou a produzir – ou seja, algo entre os 150 e os 200 milhões de dólares – e destaca a longevidade da marca Bond como um dos seus pontos fortes.

Ao manter-se ativa ao longo de décadas ("Spectre" é o 24º filme com o agente secreto criado por Ian Fleming), atinge níveis de reconhecimento por parte do consumidor e confiança do lado das empresas superiores a outras marcas importantes do cinema como "Star Wars", ou "Harry Potter", que contam com menos de uma dezena de filmes estreados.

Também as limitações são menores. Tratando-se de um filme para um público adulto, "Spectre" consegue atrair parceiros em categorias como é o caso das bebidas alcoólicas, que ficam de parte em títulos para audiências mais jovens.

Uma parceria para um filme com 007 reflete-se quase de imediato nas vendas. Foi o caso da N.Peal, marca de vestuário com sede em Londres que veste Daniel Craig num dos posters do filme. A camisola de gola alta em caxemira que aparece na imagem esgotou em pouco tempo, apesar do preço elevado (perto de 300 euros).

Esta eficácia leva algumas empresas a regressar a cada filme. É o caso do trio de marcas de prestígio de origem britânica, Aston Martin, Jaguar e Land Rover.

A Aston Martin aproveitou "Spectre" para revelar um novo modelo, o DB10, de que foram produzidos 10 exemplares de propósito para o filme. Sete terão sido destruídos durante as filmagens que incluíram cenas de perseguição a alta velocidade em Roma e na Cidade do México, de acordo com um coordenador da equipa de duplos citado pelo Daily Mail.

A mesma fonte revelou que terão ido para a sucata cerca de 33 milhões de euros em carros, incluindo um gigantesco Land Rover conduzido por um dos vilões e que acabou num monte de chamas em plenos Alpes austríacos.

"Spectre" chega aos cinemas portugueses a 6 de novembro.

  • cinemaxeditor
  • 27 Out 2015 18:44

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