10 Jul 2014 12:16

A audiência de cinema em Portugal insiste nos tons cinzentos. Os dados do primeiro semestre divulgados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) mostram que as receitas (-1,6% em comparação com o período homólogo de 2013) e o número de espectadores (-2%) continuam a cair.

A tendência negativa começou em 2011 e mantém-se desde então tendo levado a uma descida de 25% nas idas ao cinema.

A liderar a tabela dos mais vistos, como vem sendo hábito, uma longa-metragem de animação, "Rio 2", com 265 mil espectadores.

TOP 5 PORTUGAL

  Título Distribuidor Espectadores
1 Rio 2 Big Picture Films 265.146
2 O Lobo de Wall Street NOS Audiovisuais 247.318
3 12 Anos Escravo NOS Audiovisuais 242.093
4 Noé NOS Audiovisuais 201.294
5 O Filme Lego NOS Audiovisuais 162.250

(veja o TOP 20)

Ao mesmo tempo, a produção nacional, sem outro sucesso, mesmo que moderado, nas biheteiras, vê os resultados em 2014 continuarem dependentes dos mais de 60 mil espectadores de "Sei Lá".

O filme baseado no livro de Margarida Rebelo Pinto tem um peso três vezes superior à soma dos restantes 17 títulos de produção portuguesa estreados este ano.

TOP 5 CINEMA PORTUGUÊS

  Título Distribuidor Espectadores
1 Sei Lá NOS Lusomundo Audiovisuais 61.730
2 Eclipse em Portugal D2d, Serviços de Gestão 11.773
3 Pecado Fatal Filmógrafo 1.627
4 Fátima no Mundo Adonai – Media Productions 1.585
5 Cadências Obstinadas Leopardo Filmes 1.335

(veja o quadro completo)

A nível internacional, a China continua a ser a menina bonita da indústria onde as receitas nas salas de cinema não páram de aumentar, desta vez 22% no primeiro semestre de 2014.

Em 2013, o box office chinês já tinha crescido 27% em relação ao ano anterior e passou a valer 3,6 mil milhões de dólares, tornando-se o segundo maior mercado de cinema no mundo a seguir ao norte-americano que somou receitas no valor de 10,9 mil milhões de dólares. Ao lado da Russia, do Brasil e da Coreia do Sul, constituem o novo grupo de países onde o consumo de cinema em sala está em franco crescimento.

Na Europa, o consumo de cinema em França subiu 11% nos primeiros seis
meses de 2014, enquanto na Alemanha desceu 8% em comparação com o mesmo
período do ano passado.

Outros territórios europeus em alta cujos números foram divulgados até à
data: a Noruega (+8% com 20% de quota de mercado para a produção
nacional) e a Roménia (+26%).

Até esta altura, as audiências mundiais continuam a preferir os filmes com super-heróis. Um trio de títulos baseados nestas personagens lidera o box office com valores acima dos 700 milhões de dólares e só "Maléfica" na quarta posição destoa num top 5 onde, de entre as majors, só a Warner Bros. não conseguiu entrada.

TOP 5 MUNDIAL

  Título Estúdio Receita Mundial (em milhões de
USD)
1 X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido 20th Century Fox 725,0
2 Capitão América: O Soldado do Inverno Buena Vista 711,8
3 O Fantástico Homem-Aranha 2 Sony Pictures 705,0
4 Maléfica Disney 631,2
5 Transformers: Era da Extinção Paramount 592,2

(veja o TOP 20)

Este ano, nos EUA e Canadá, os resultados do primeiro semestre são praticamente iguais aos registados em 2013 e, ao contrário do que é habitual, o verão não está a impulsionar os números de vendas de bilhetes. Até ao final do mês de junho o verão cinematográfico norte-americano estava a perder 15% em comparação com o ano anterior.

TOP 5 EUA

  Título Estúdio Receita EUA (em milhões de USD)
1 Capitão América: O Soldado do Inverno Buena Vista 257,8
2 O Filme Lego Warner Bros. 257,2
3 X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido Fox 227,7
4 Maléfica Disney 216,0
5 O Fantástico Homem-Aranha 2 Sony Pictures 200,9

(veja o TOP 20)

  • cinemaxeditor
  • 10 Jul 2014 12:16

+ conteúdos