Brasil brilha em Cannes
O realizador Nelson Pereira dos Santos será homenageado em Cannes.

Cannes 2012  

Brasil brilha em Cannes

Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues surgem em destaque e há seis novos filmes selecionados em diversos secções.

O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra, do 65º Festival de Cannes. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, será homeagedo numa sessão especial em que será exibido o seu mais recente filme, "A Música Segundo Tom Jobim" (estreado no ano passado no Festival Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira).

O documentário musical é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova, através da montagem de uma série de videos com canções do compositor.

No âmbito desta homenagem ao cinema brasileiro serão exibidos três filmes clássicos: "Xica da Silva", de Cacá Diegues, "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, e "A Ópera do Malandro", de Ruy Guerra.

O cineasta brasileiro Cacá Diegues presidirá o júri da Caméra d'or, prémio destinado a incentivar a jovem criação.

Diegues sucede a outros grandes realizadores como Gael Grcáia Bernal, Bong Joon-Ho e Abbas Kiarostami.

A Caméra d'or foi criada em 1978 e é atribuída à melhor obra prima que estrear em qualquer seção do festival, oficial ou paralela.

Este ano há 22 longas-metragens em três seções da Seleção Oficial (Competição, fora de competição, Un Certain Regard) e em duas mostras paralelas (Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores).

Além do protagonismo em torno destes dois cineastas consagrados, o cinema brasileiro marcará presença com duas longas-metragens e quatro curtas na Seleção Oficial e nas secções paralelas Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica.

"On The Road", de Walter Salles é um dos 22 candidatos à Palma de Ouro. Na Quinzena dos Realizadores surgem as curtas "Porcos Raivosos", de Leonardo Sette e Isabel Penoni, "Os mortos-vivos", de Anita Rocha da Silveira, e a longa "Infância Clandestina", de Benjamim Ávila.

"O Duplo", curta de Juliana Rojas, está incluido na seleção da secção paralela Semana da Crítica.

por
publicado 22:38 - 06 maio '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012