Bully (2001)

DVD  

Bully (2001)

"Deixa-me Entrar" (estreado esta semana) é uma história de vampiros que reflecte uma viragem no tratamento das personagens adolescentes. Mas esta é uma tendência que não se esgota num género. Vale a pena, por isso, recordarmos o trabalho de Larry Clark.

Nascido em Tulsa, Oklahoma, em 1943, Larry Clark é um figura essencial na história da adolescência americana das últimas quatro décadas. Isto porque, antes do mais como fotógrafo, ele foi um dos que mais de perto observou as transfigurações de comportamento dos mais jovens e, em particular, a decomposição dos mais tradicionais valores familiares.

No cinema, Clark tem uma trilogia incontornável para compreendermos tal processo, a um tempo social e psicológico, afectivo e simbólico: "Kids" (1995), "Bully" (2001) e "Ken Park" (2002) são títulos que, a partir de um realismo literalmente à flor da pele, reflectem as aventuras e desventuras de uma juventude que, por assim dizer, se vê condenada a inventar as suas próprias figuras paternas.

"Bully", inspirado em factos verídicos, é um objecto exemplar do trabalho de Clark: uma história de violência entre adolescentes que é também uma espécie de fábula de terror sobre a entrada no novo século.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD